segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

HiPiHi é lançado oficialmente na China para ser o "Second Life asiático"

Apesar dos princípios irrestritos de um mundo virtual, este metaverso oriental estará sujeito às mesmas leis que regulamentam os sites e a internet na China, incluindo aí restrições a assuntos políticos e religiosos, considerados 'tabus'.

A primeira versão pública do HiPiHi, um novo ambiente 3D que está sendo chamado de "O Second Life chinês", foi lançada oficialmente na semana passada. Por trás desta empreitada está o chinês Hui Xu, um empresário de 39 anos que começou a trabalhar em uma mímica do mundo real há dois anos, antes do Second Life estourar. Mesmo tendo apenas 30 mil usuários cadastrados, o programa já rendeu a Hui Xu o status de "Herói Chinês" em sua terra natal e tem chamado a atenção pela ambição e semelhança com o metaverso da Linden Lab.

Apesar dos princípios irrestritos de um mundo virtual, este metaverso oriental estará sujeito às mesmas leis que regulamentam os sites e a internet na China, incluindo aí restrições a assuntos como a independência de Taiwan e do Tibet ou a prática do Falun Gong, religião proibida na China. "A maior parte do conteúdo criado no HiPiHi não será afetada pela censura. Não haverá espaço para jogos de azar ou sexo, mas as pessoas ainda podem vir para esse mundo se socializar, explorar e se divertir" afirmou Hui Xu em uma entrevista ao site da Sky News.

Entre as novidades propostas pelo projeto de Hui Xu estão o uso da telefonia via internet e a busca por um público diferente, especialmente no leste asiático. Nossa reportagem se conectou ao HiPiHi em sua versão atual, que só existe em Chinês (há, no site oficial, um guia de comandos em inglês para quem quiser se arriscar precocemente no metaverso). Para nossa surpresa, os escritos chineses não foram obstáculos ao divertimento, uma vez que seguem o mesmo padrão de opções já apresentado em seu irmão ocidental, o Second Life.

No HiPiHi também é possível voar, tirar fotos, acessar o mapa-mundi, o inventário, o chat e tantos outros genéricos que fariam qualquer desavisado acreditar que esse metaverso é simplesmente um Second Life com motivos orientais. Mas, embora tenha algumas semelhanças bem visíveis, como você pode conferir neste vídeo, o HiPiHi conta com uma proposta bem menos capitalista e um pouco mais zen. Essas características ficam explícitas em seus cenários, que têm um ar mais contemplativo e uma atmosfera nitidamente Feng Shui, ainda que, de certa forma, estejam um pouco vazios se comparados aos ambientes populosos e desordenados de Second Life. E os produtores já comentaram que em alguns lugares existem templos budistas de meditação, dragões-chineses e outros aspectos relacionados aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Por ainda passar por uma fase de constantes mudanças para sua adequação comercial, os detalhes sobre o funcionamento da economia interna do HiPiHi ainda não foram divulgados. Logo após o lançamento, o mundo virtual trabalhará com a venda de terrenos, mas seu criador já adianta que esse mercado será mais democrático.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do HiPiHi.

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:

Nenhum comentário: