domingo, 2 de dezembro de 2007

Portugueses inauguram réplica de monumento histórico no Second Life

O Palácio da Pena é mostrado pela primeira vez ao público durante a Feira da Solidariedade Rastrillo'07, que ocorre neste final de semana, no Centro de Congressos de Lisboa. O local segue o conceito 'RPG', a nova onda do metaverso, com objetivos educacionais e beneficentes.

O virtual apóia, de novo, a vida real. Provando que se podem fazer coisas no Second Life que contribuem para melhorar a vida das pessoas na vida real - conceito que joga por terra as idéias erradas de que os mundos virtuais não são úteis - uma grande equipe trabalhou ao longo dos últimos meses para erguer no mundo virtual uma reprodução praticamente fiel do Palácio e Parque da Pena, localizado na cidade de Sintra, em Portugal.

Atores posam para foto promocional da peça que mostra parte
importante da história da portugal


Aquele espaço oferecerá uma oportunidade interativa, que coloca o jogador em confronto com personagens da História portuguesa, recuperados com alguma liberdade, para uma aventura que visa devolver ao planeta Terra o equilíbrio ambiental.

O simulador do parque e palácio da Pena e essa aventura, uma espécie de RPG (Role-Playing Game), foram desenvolvidos, segundo José Rocha, da ARCI - ARCI - Associação Recreativa para a Computação Informática, para as associações ADVITA - Associação para o desenvolvimento de novas iniciativas para a vida, AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente e Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro, como produto beneficente para angariar de fundos de ajuda humanitária.

Ainda segundo José Rocha, que tem vive no Second Life através do avatar Rocky Musashi, "o objetivo foi oferecer um produto educativo e divertido. Queremos que, além do jogo interativo em tempo real, com um ambiente 3D fora do comum, as pessoas possam ao longo do percurso aprender algo sobre a História de Portugal e alguma das personalidades que marcaram o destino da nação".

Solidariedade real

A apresentação do jogo dentro do Second Life e do espaço histórico do Parque da Pena, durante a quarta edição da Feira de Solidariedade Rastillo'07, que encerra neste domingo, faz todo o sentido, dado que as receitas do produto e das iniciativas que a ARCI espera associar-lhe reverterão para as associações de solidariedade citadas e presentes no evento. Esta feira é a iniciativa para captação de recursos mais importante da Associação Novo Futuro, que este ano comemora o seu 10º aniversário em Portugal.

Um dos mais ambiciosos projetos de construção do setor português no Second Life - e provavelmente em todo aquele universo virtual -, é o espaço da Pena, que ocupa quatro ilhas, compreendendo grande parte do envolvente Palácio da Pena. Uma grande equipe de avatares contribuiu para a obra, construindo, fotografando, criando texturas e moldando o terreno. Pe Maertens, Rocky Musashi, Clark Abismo, Lof Auer, Becas Lomu, reViriato Merlin, Nyne Wolfe e Yuu Nakamichi são alguns dos nomes que ficarão para a história da "reconstrução eletrônica" do Palácio da Pena.

Teatro virtual

Mas a obra em pedra virtual tem uma finalidade. Servirá de palco para a representação, livre, de momentos da História de Portugal, pelo que foi necessário recrutar "atores" para interpretar os papéis. Esse trabalho deve ser continuado, pois as aventuras se sucederão na recriação virtual da Pena. Para este lançamento foram reunidos, portanto, alguns voluntários para dar vida ao elenco. Barb Coage (como Fada), Chupacabra Decosta, no papel de D. Fernando II, Ri Riederer na pele do Barão de Echewege, Galhardo Yalin como o Cavaleiro (Gualdim Pais, mas moderno...), Ew como D. Nuno Álvares Pereira, Nyne Wolfe como Condessa d'Edla e Radioactive Rosca como o Carvalho Lusitano - uma espécie falante de árvores que vive no parque -, passeiam neste fim-de-semana pelo espaço do Second Life, convidando os visitantes a descobrirem os segredos que surgirão nos jardins em torno do Palácio da Pena.

O folder impresso disponível na Feira da Solidariedade levanta a ponta do véu sobre o que vêm por aí. Um vídeo promocional será lançado em breve, enquanto a equipe ainda finaliza as obras, revelará mais da idéia de fazer com que as pessoas pensem em uma palavra importante: solidariedade. O Second Life parece ser, mais uma vez, um excelente palco para este tipo de atividade.

Veja como é o Palácio da Pena no mundo real:



Por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:

Nenhum comentário: