segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Em números, Linden Lab anuncia retomada do crescimento do Second Life

Relatório emitido pela empresa demonstra que, no último trimestre de 2007, o volume monetário de lindens transacionados no LindeX assumiu nova curva ascendente. Já os acessos simultâneos estão estáveis desde Outubro.


Na semana passada, a Linden Lab divulgou no blog oficial do Second Life relatórios estatísticos sobre o crescimento do volume de linden dólares movimentados e da quantidade de acessos simultâneos e horas utilizadas no grid. O período de medição parte de janeiro de 2006 e vai até dezembro de 2007. A íntegra das medições pode ser acessada publicamente na página de 'Estatísticas econômicas' da empresa, e também baixada nos formatos Excel, OpenDocument e Google Docs.

Crescimento econômico - A Linden observou uma queda no crescimento no 2º e no 3º trimestre de 2007, entre Abril e Setembro do ano passado. Eles acreditam que esta queda se deveu ao impacto de uma maior rigidez adotada no quesito segurança para operações com cartão de crédito. Ou seja, muitos pedidos de autorização de cartões foram negados devido ao aumento de 'inconsistências cadastrais detectadas'. O fim da 'jogatina' também é apontado pela Linden como causa importante para o fenômeno. A Linden Lab informa que utilizou os números do LindeX, banco oficial de compra e venda de linden dólares, para medir o crescimento do Second Life. O aumento no uso do grid reflete diretamente nestas estatísticas, segundo o gráfico acima.

Acessos simultâneos - Neste outro gráfico ao lado, através da faixa 'cor de rosa', a Linden demonstra um histórico geral, nos últimos dois anos, de como se deu o crescimento nos acessos simultâneos ao grid (concurrency). Ou seja, a quantidade de pessoas que ficam online ao mesmo tempo no Second Life. A empresa admite que este crescimento parou, desde Outubro de 2007, na faixa dos 58 mil usuários online em simultaneidade. O patamar máximo atingido, até o momento, foi de 61.500 residentes logados ao mesmo tempo, aproximadamente, marca alcançada também em Outubro.

Horas de uso - Neste mesmo gráfico, através da 'linha vermelha', está indicado o crescimento na quantidade de horas gastas pelos usuários do Second Life. Em Dezembro do ano passado, cerca de 893 mil residentes consumiram, ao todo, 25.6 milhões de horas, ou uma média de 30 horas de uso do sistema, neste mês. Desta quantidade de usuários, a Linden considera ativos cerca de 519 mil residentes, que consumiram, ao todo, 25.5 milhões de horas, ou uma média de 49 horas de uso do sistema, neste mês. 'Ativos' são aqueles que a Linden define como usuários que utilizam o Second Life mais de uma hora por mês.

Combinando alguns destes dados, chega-se a conclusão que os residentes gastaram mais de US$ 0,30 (cents) no LindeX, por hora usada. A Linden considera que existem 50.000 residentes em todo o grid que estão 'sustentando' a maior parte destes números, o que ela chama de "fluxo positivo mensal de Lindens", originado das atividades de negócios mantidas por este grupo. A empresa acredita que estes 50 mil residentes são responsáveis pela atual dinamicidade de conteúdos no metaverso, tornando-o um lugar ainda melhor para se explorar. A Linden acha que suas atividades causaram uma nova curva de crescimento, observada desde Outubro, e que continua sendo confirmada ainda neste mês de Janeiro.

A Linden encerra a demonstração, garantindo que estes dados públicos fazem parte da sua política de transparência adotada em 2007 e que novos relatórios serão emitidos, mensalmente e trimestralmente, através da sua página de 'Estatísticas econômicas'.

Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:

Nenhum comentário: