domingo, 30 de março de 2008

Nova tecnologia implementa expressão labial aos avatares do Second Life

Com o "LipSync", os sons captados no sistema de voz do metaverso influem diretamente na animação dos lábios dos personagens.

Voz no Second Life pode ser algo um tanto quanto complicado, quando se lembra que é preciso pressionar um botão 'talk' para conversar. Geralmente o avatar tem que parar o que está fazendo. E quanto se está conversando, a face do personagem virtual permanece estática como uma escultura, sem nenhum realismo.


Clipe feito com o uso do "Lipsync"

Mas uma nova tecnologia pode acrescentar um novo nível de imersão e realismo ao 'voice chat'. O "Lipsync", através do download de um navegador próprio para o Second Life, permite que avatares deste metaverso movam seus lábios de acordo com o ritmo das suas conversações. "Qualquer um com o nosso navegador instalado, não só poderá ver seu avatar 'conversando' mas também outros avatares ao seu redor", disse Brigit Lichtenegger (aka. Evo Szuyuan), diretora da Creativa Machinery, companhia baseada em Rotterdam que produziu o sistema e hospeda o navegador especial para download. A princípio, o Lipsync não permite exata sincronia dos lábios com o discurso proferido. A sensação, ainda, é a de se estar assistindo um filme 'dublado'.

A tecnologia Lipsync foi originalmente criada pelo avatar Mm Alder, em comunhão com a IBM. Porém, recentemente foi colocada em domínio público (open source), com licenciamento GNU. Lichtenegger disse ainda que funcionários da Linden Lab estão interessados em aplicar o Lipsync aos navegadores oficiais do Second Life. Entretanto, a reportagem não conseguiu contactar ninguém da empresa para confirmar esta informação.

Clique aqui para baixar o navegador SL compatível com o Lipsync.

Escrito por Eric Krangel, para a Reuters.

Nenhum comentário: