quinta-feira, 3 de abril de 2008

IBM estréia hospedagem externa de ilhas ligadas ao Second Life grid

Para conter o avanço do OpenSIM, a Linden Lab criou um novo foco de negócios, fornecendo oficialmente o software de seus servidores para criação de grids corporativos e privados. Ilhas externas da IBM serão o piloto da nova proposta.

A IBM disse nesta quarta-feira que será a primeira empresa a hospedar em seus servidores uma região privada do mundo virtual Second Life. O projeto está em teste e será lançado em algumas semanas. Ele marca o novo foco da matriz do Second Life, Linden Lab, oferecendo softwares e serviços para empresas que querem usar o mundo virtual para reuniões e teleconferências.

Os funcionários da IBM poderão se mover livremente entre áreas públicas do Second Life e áreas privadas que são hospedadas atrás do firewall corporativo da IBM. Isso irá permitir que a empresa possa discutir e divulgar informações prioritárias sem ter que passar os dados pelos servidores da Linden Lab.

A IBM tem sido uma das empresas mais engajadas com o Second Life, um mundo virtual popular com centenas de milhares de usuários que possui seu próprio sistema monetário e economia. Mais de 6 mil empregados da IBM criaram personagens do Second Life chamados de avatar, e a empresa assinou um acordo com a Linden Lab no ano passado para explorar a compatibilidade entre os diferentes mundos virtuais. O projeto é estruturado como um acordo de desenvolvimento conjunto, e não haverá troca de dinheiro entre as partes, afirmou o vice-presidente de conversão digital da IBM, Colin Parris, em entrevista por telefone.

"Nós vemos uma necessidade para uma solução pronta que oferece a mesma capacidade de criação de conteúdo mas dá novos níveis de segurança e avanços", disse ele. O Second Life tendo sido cada vez mais usado por corporações e outras organizações ao invés de teleconferência e reuniões, mas a adoção tem sido contida por preocupações com a estabilidade e segurança da plataforma.

Escrito por Adam Pasick, para a Reuters.

Nenhum comentário: