quarta-feira, 2 de abril de 2008

Linden Lab cria regras polêmicas para uso de suas marcas

Muitos sites e blogs sairão prejudicados com a decisão, que foi imposta aos usuários como uma cláusula obrigatória assim que estes se conectavam ao SL durante a semana passada.

Usuários do Second Life foram surpreendidos por uma decisão legislativa da Linden Labs no último dia 23 de março que veta o uso de suas marcas. Usar termos registrados como "Second Life", "Linden" ou "Linden Lab", imagens como a famosa mão que se transforma em olho ou até o slogan "Your world. Your imagination" ficam proibidos se não passarem pelo crivo dos novos termos de uso criados pela própria Linden Labs.

Muitos sites e blogs sairão prejudicados com a decisão, que foi imposta aos usuários como uma cláusula obrigatória assim que estes se conectavam ao SL durante a semana passada. São dezenas de regras que proíbem ou limitam o uso dos termos e imagens registradas pela Linden, o que interfere muito em nomes registrados de blogs, portais, jornais e sites por todo o mundo.

A decisão se mostrou impopular entre muitos usuários, que se sentiram lesados ao serem obrigados a pedir permissão para usar nomes que se referem ao metaverso como marcas registradas. Antes o uso era livre por isso o nome da Linden Lab e seus produtos ficaram amplamente conhecidos nos meios de comunicação em massa. Os usuários se consideram responsáveis por esta expressividade e estão com medo do que a Linden imporá com estas novas regras.

A principal preocupação são os processos legais que podem acarretar prejuízos financeiros aos proprietários de blogs e sites. Apesar de toda a discussão, o fato pode ser apenas uma medida da Linden para policiar o uso das marcas e evitar sua implicação em recentes crimes virtuais, envolvendo de golpes bancários a pedofilia. Na comunidade do SL, aqueles que mantém sites ou publicam informações associadas ao metaverso ainda estão confusos em relação às novas regras e aguardam por um esclarecimento mais detalhado por parte da Linden Lab.

A longa lista de proibições inclui também adaptações como "SL" ou "LL" bem como "2nd Life". Além disso, um guia de utilização da logomarca também foi imposto pela Linden para assegurar que ela não seja modificada.

Origem: Second Life Informa.

Nenhum comentário: