quarta-feira, 7 de março de 2007

Sony anuncia rede virtual que pode concorrer com o Second Life, na plataforma Playstation 3


Em sua conferência para a Game Developers Conference (GDC), Phil Harrison, presidente dos estúdios mundiais da Sony, anunciou o PlayStation Home, serviço de comunidade virtual da rede online do PlayStation 3, que está programado para entrar em operação até o final do ano.

O PlayStation Home é um mundo virtual à la "Second Life", em que o jogador, na forma de um avatar, um "boneco virtual" - como os Miis do console Wii -, passeia e interage com outras pessoas. Mas, ao contrário dos Miis, os avatares têm estilo realista.



O lobby, de estilo futurista, é um dos pontos de encontros dos usuários. Os avatares podem ser comunicar com gestos pré-determinados, como dançar, chat de texto (com recurso de predição, caso esteja usando o controle), de voz ou de vídeo.

Há outros ambientes públicos também, com uma casa de jogos, com pista de boliche, sinuca e máquinas de fliperama, que trazem uma série de minigames. No cinema, os visitantes podem assistir a trailers de filmes. Nada foi dito sobre filmes completos, mas é uma possibilidade.


O usuário também recebe um apartamento virtual, que pode ser decorado com móveis, pôsteres, papel de parede e eletrônicos - da Sony, claro. O detalhismo chega a impressionar, visto que uma TV, por exemplo, realmente pode transmitir trailers, por exemplo.

Os apartamentos também podem se transformar em lobbies particulares e até servir de quartel para os clãs. É possível também fazer festas particulares, como direito a DJ, com músicas vindos de arquivos armazenados no disco-rígido do PlayStation 3.


O executivo também mostrou apartamentos luxuosos, com vários andares, mas deu a entender que esse recurso não será gratuito, ao contrário dos outros. No entanto, a Sony pretende fazer dinheiro ao colocar propagandas dentro desse mundo virtual, em forma de banners, letreiros e monitores.

Também haverá espaços públicos que podem ter a marca d produtoras de jogos ou de qualquer empresa que queira pagar para aparecer. Na demonstração, havia minigames de golfe, basquete e boxe. Harrison não entrou em detalhes, mas esses recursos podem ser usados pelas produtoras, mediante pagamento.



Fonte: UOL Games

11 comentários:

Anônimo disse...

TO DE CARA O.o
A SONY MOSTRO QUEM MANDA !

Debora Perenti disse...

Até o momento, infelizmente, somente proprietários de console Playstation 3 terão acesso à rede propritetária da Sony.

Anônimo disse...

O conteúdo é produzido pela Sony, não pelo usuário, certo? Então:
1) Não é concorrente direto do SL;
2) É muito mais fácil fazer um jgoo de maior qualidade, tanto pelo fato do conteúdo ser disponibilizado antes e não "on-the-fly", e também pela plataforma ser fixa (Playstation 3) e não qualquer PC.

Debora Perenti disse...

Amigo, não vou defender a nova estratégia da Sony. No entanto devemos considerar que o usuário poderá SIM criar seus próprios conteúdos no Home. Verdade que o sistema da Sony não é concorrente direto do Second Life, simplesmente pelo fato de ser acessível somente pelo Playstation 3. No entanto, o preço do console baixou drasticamente nos ultimos 4 meses, ja sendo possível adquiri-lo por 2000 reais, na versão de 20 gigas. Isso poderá causas duas coisas: migração em certa escala de residentes do SL para o Home, ou novos residentes que prefiram ir direto ao Home, sem conhecer o Second Life, freiando sua expansão. Recomendo esperarmos um pouco mais para novas informações sobre o Home. Continue ligado no Mundo Linden! ;)

Anônimo disse...

Visualmente ele é muito superior + acredito que não fará o sucesso como o do Second Life...

Anônimo disse...

Debora, o vídeo não mostra este recurso de "construção", que é a principal característica do SL... se o Home vai ter isso, é muito improvável que isso não seria mostrado no vídeo.

Por isso, insisto: não é concorrente do SL. É concorrente por ser um game, ok, mas é tão concorretne quando qualquer outro jogo, pois está em categorias separadas.

Anônimo disse...

A propósito, customizar avatares dentro de formas e roupas pré-definidas, como parece ser pelo vídeo, aí é fácil fazer algo com qualidade gráfica e de desempenho muito superior mesmo...

Debora Perenti disse...

De fato a Sony não mostrou tudo neste primeiro vídeo promocional do Home. Reafirmo o que falei antes: vamos aguardar por mais informações. Mas continuo acreditando que o Home permitirá a customização dos ambientes, roupas, acessórios, etc. em nível de criação.

Anônimo disse...

Debora, desculpe, mas li umas 10 reprtagens sobre o jogo até agora, e tudo indica que o suário NÃO poderá criar seu próprio conteúdo. Quem disponibilizará o conteúdo é a sony e empresas interessadas em pagar pra sony, e a principal forma de conteúdo serão os mini-games. A previsão de compartilhamento de vídeo e audio, segundo uma reportagem. Mas nada de produção de objetos e ambientes (o que por sinal seria meio complicado co um joistick).

Dizer que poderá ter possibilidade de edição de conteúdo é pura especulação. Ninguém, oficialmente, deu a entender isso, alias a maior parte das matérias fala que vai "na direção do SL", mas "sem a memsa liberdade do SL" o que permite entender no máximo o contrário.

Debora Perenti disse...

Se você tiver razão, então o Home não vai adiante. Pois como vi numa entrevista em vídeo de Phillip Rosedale e segundo a matéria da revista Época, o projeto Second Life só decolou quando a criação de objetos, inclusive com proteções autorais, foi permitida no grid.

Anônimo disse...

Vai adiante como um bate-papo 3d para usuários de playstation... não como concorrente do SL, que é o que quero dizer desde o começo ;)