segunda-feira, 2 de abril de 2007

Corrida presidencial americana prossegue a todo vapor no Second Life

O senador Barack Obama é o primeiro candidato, à Presidência dos Estados Unidos da America, a 'pisar' pessoalmente em solo virtual, ao inaugurar seu diretório oficial no Second Life. Eleitores virtuais americanos aguardam a presença de John Edwards e Hillary Clinton.


Não é novidade que os candidatos ao maior cargo público dos Estados Unidos, que o diga do planeta, vêem com bons olhos as possibilidades publicitárias que o Second Life oferece. Já existem, inclusive, comitês não-oficiais das pré-campanhas de John Edwards e Hillary Clinton no mundo Linden. Mas o que chamou a atenção nos últimos dias, e um verdadeiro frenesi entre as imprensas especializadas em política e tecnologia, foi a presença em 'carne e osso virtual' do pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos da America, Barack Obama, senador democrata pelo Estado de Illinois e de origem havaiana.

Em 31 de março último, a Forefront Media, que cuida da imagem virtual da campanha de Obama no Second Life, promoveu um encontro simultâneo do candidato com seus correligionarios e eleitores, tanto na 'real-life' quanto no metaverso da Linden Labs. Na ocasião, a agência preparou um notebook, com o navegador instalado e um avatar especialmente produzido com a imagem e semelhança de Barack Obama, para que o candidato pudesse escrever e interagir com os residentes presentes em seu diretório virtual, naquele momento, oficializado e sediado em Silicon Island 231, 210, 33.


O encontro começou com um pequeno discurso e declarações do candidato aos residentes presentes no local. Em seguida, Obama passou a responder algumas perguntas dos espectadores, apresentando os diversos aspectos de sua plataforma de governo. A imprensa americana deu uma cobertura consistente sobre a iniciativa, o que atraiu ainda mais atenção para o Second Life e suas possibilidades quase infinitas de propaganda. No dia seguinte, foi registrado um imenso aumento de tráfego no diretório virtual de Barack Obama e nos diretórios não-oficiais de John Edwards (que meses atrás sofreu ataques de ativistas anti-americanos) e de Hillary Clinton.

Ainda é cedo para ver algum reflexo destas iniciativas no campo político brasileiro. Sabemos, porém, que o PSDB é o primeiro partido nacional que abraçou abertamente a idéia do Second Life, mantendo diretórios em diversas ilhas no mundo virtual. A comunidade brasileira aguarda os próximos passos da política nacional no metaverso. A depender dos resultados obtidos por Barack e pelos outros candidatos na corrida americana, é muito provável que os políticos brasileiros, assim como no Orkut, utilizem o Second Life para apresentar suas plataformas e angariar votos dos residentes virtuais.


Com informações do QJ.net.

Nenhum comentário: