quarta-feira, 4 de abril de 2007

Linden promete personalização dos nomes de avatares até o final do ano

Novidade já existe para celebridades, principalmente do mundo dos negócios e da política, que acessam o mundo virtual com seus nomes 'reais'. No entanto, Linden pretende oferecer o recurso a todos os residentes, ainda em 2007. Mas não será de graça.

Já imaginou seu avatar, no Second Life, entitulado com seu nome verdadeiro? O que parecia improvável agora é uma das promessas da Linden Labs na evolução do metaverso, ainda para este ano de 2007. O recurso, considerado tecnicamente simples para a empresa, até o momento só é utilizado em casos especiais, visando autenticar a participação de pessoas famosas eventualmente no mundo virtual. Samuel J. Palmisano, CEO da IBM, e John Edwards, pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, já utilizam pessoalmente o Second Life com nomes reais em seus avatares. Outros nomões como John McCain, Hillary Clinton e Wesley Clark já se encontram 'definidos' aguardando apenas que seus respectivos 'reais' os utilizem para acessar o metaverso.

Apesar de ainda ser restrito, a Linden pretende abrir a possibilidade de se utilizar 'nomes reais' em seus avatares, para qualquer residente do Second Life, até o final do ano. Questionada, a empresa adianta que o desenvolvimento deste recurso está adiantado e que será possível somente para usuários 'Premium'. Sobre valores, a Linden afirma que a ativação do nome real custará, ao residente, algo em torno de US$ 100 (dólares), mais US$ 50 de manutenção anual. Porém estes preços podem ser revistos. Existe ainda o problema da documentação, pois não bastará 'pagar' pelo nome real, o residente terá que comprovar ter este nome. Os gestores do Second Life ainda estão analisando a melhor forma para o residente enviar esta documentação, e sem margem para fraudes.

Opiniões desencontradas - A reportagem perguntou, a alguns residentes, qual a opinião deles sobre utilizar, ou não, seus nomes reais em seus avatares. A maioria demonstrou que será algo muito interessante, e que poderá tornar as relações ainda mais próximas entre os residentes. Alguns disseram estarem com seus nomes (de avatar) consolidados e com uma certa fama e reputação no metaverso, portanto, não há porquê alterarem seus nomes. Já os 'amantes do anonimato' afirmaram que, de forma alguma, abrirão mão disso.

Com informações da Associated Press.

Nenhum comentário: