segunda-feira, 2 de abril de 2007

Empresas disputam vantagens dos mundos virtuais

O Second Life, mais popular game online de realidade virtual em 3D, já nao é o único universo que encanta as empresas. Isso ficou bem claro no Virtual Worlds 2007, ocorrido recentemente em Nova York

Philip Rosedale participa do Virtual Worlds 2007

Mundos virtuais construídos em três dimensões na internet, como o Second Life, não são novidades, mas os benefícios que eles podem gerar para as empresas em todos os segmentos já são considerados ótimos pelo setor de marketing virtual. E é nisso que estão de olho marcas como MTV, IBM, AOL e Disney, além de instituições do porte da Universidade de Harvard University e da Sociedade Americana de Combate ao Câncer, dentre outras.

Todas estiveram presentes no Virtual Worlds 2007, congresso que debateu em Nova York (entre 28 e 29 de março) formas eficientes de promover nos mundos virtuais as principais companhias listadas na Fortune 500 - o ranking das empresas mais ricas e conceituadas do mundo.


- É uma questao de definir o futuro do marketing e de encontrar o parceiro certo para seguir em frente neste novo mundo - afirmou o organizador da conferência Chris Sherman, segundo informações do site especializado Cnet.com.

O Second Life, mais popular game online de realidade virtual em 3D, já nao é o único universo que encanta as empresas. There.com, Entropia Universe e Whyville abrem novas oportunidades para ações da Microsoft, Warner Music, Toyota e Starwood Hotels. No Brasil, a agência Bullet, a Volkswagen, a Nokia e a Petrobras estão entre as marcas que já atuam ou atuaram nestes mundos paralelos.

Durante o evento em Nova York, a agência de estratégias para mundos virtuais Meltingdots - responsável pela criação de comunidades dentro do Second Life - anunciou uma parceria com o grupo de investimentos japonês Netage Capital Partners. A companhia vai investir 150 milhõess de Lindens (dólar do Second Life) em ações promocionais.

A ProtonMedia, consultoria especializada na criação de mundos virtuais para empresas, mostrou detalhes da ProtoSphere, ambiente em que uma companhia pode reunir personagens virtuais (avatares) de funcionários e promover a interação para treinamento em vendas ou outras ações. A companhia tem entre seus clientes as principais empresas listadas na Fortune 100, que usam a realidade virtual para realizar reuniões entre executivos que vivem em cidades diferentes; para treinar funcionários em workshops ou para promover festas, em que muitas soluções são debatidas entre um lanche ou em um papo em um café.

- Existem inúmeras vantagens para as empresas que vão aos mundos virtuais, especialmente para aquelas que tem forças de trabalho espalhadas pelo globo. Mas a maioria prefere não dar acesso aos funcionários em mundos como o Second Life, em que qualquer pessoa têm acesso. Eles não oferecem a segurança que estas companhias demandam e é aí que atuamos - afirmou Ron Burns, presidente da ProtonMedia.

Fonte: O Globo Online.

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