domingo, 1 de abril de 2007

Japoneses anunciam aquisição de L$ 150 milhões, de uma só vez... será?

Visando o público japonês no Second Life, duas empresas uniram forças para um super empreendimento no metaverso, com um aporte, em uma única operação, de 550 mil dólares. Especialistas discordam destas cifras.

As companhias japonesas Netage, especializada em fundos de parceria, e a Meltingdots, agência de media digital, uniram forças para colocar suas operações no Second Life. Até aí tudo bem. Boa parte das empresas que dão um passo como este, procuram inicialmente montar uma ilha inteira tematizada em seu negócio, marca e infra-estrutura no mundo real. Mas esta parceria tem chamado uma atenção extra e destacada.

Em seu anúncio oficial, a Netage promete a criação de um novo sistema de câmbio de linden dólares, concorrente ao Lindex, e outro que permitirá a qualquer residente investir seu dinheiro virtual em ações do mundo real, via Second Life. Até aí, propostas curiosas e interessantes. Porém a nota prossegue informando que a parceria fez um investimento equivalente a US$ 550 mil, adquirindo aproximadamente 150 milhões de linden dólares.

Estas cifras geraram discussões acirradas entre especialistas em transações financeiras no Second Life. Até aqui, quem quiser comprar linden dólares diretamente da Linden Labs, pelo melhor preço, devem utilizar o sistema Lindex da própria empresa. A Lindex informa, em seus relatórios, que a média de volume monetário virtual transacionado, por dia, gira em torno dos 60 mil dólares (acumulado de tudo que entra e que sai do mundo virtual, diariamente).

Entendidos deste mercado informam que, até agora, é impossível adquirir uma quantidade tão grande de linden dólares, em uma única operação, como informa o anúncio oficial da Netage/Meltingdots. Outros acreditam que a parceria efetuou um contrato 'especial' com a Linden Labs, o que permitiria adquirir L$ 150 milhões, de uma só vez, fora do sistema Lindex. A gestora do metaverso Second Life não confirmou até agora estas informações. Caso a operação tenha realmente sido realizada, a Linden deveria baixar a cotação dos linden dólares, pelo menos durante as próximas 3 semanas, garantem os especialistas, o que até agora não ocorreu também.

A polêmica está lançada sobre a veracidade, ou não, das afirmações da Netage. Em breve, o Mundo Linden trará maiores informações sobre o caso.

Com informações da SL Herald.

Nenhum comentário: