terça-feira, 8 de maio de 2007

Linden Lab esclarece rumores sobre validação da identidade dos residentes

Boatos em comunidades de discussão afirmam que a empresa exigirá verificação da identidade e idade de seus usuários, mediante apresentação de documentos, para continuarem utilizando Second Life. Linden nega e diz como será de fato.

Nos últimos dias, a Linden Lab anunciou que estaria iniciando um processo de investigação da identidade e da idade de todos os seus avatares, como forma de atender aos grandes investidores, que passaram a exigir estas informações afim de melhor avaliar o perfil das pessoas reais que mantém contas ativas no Second Life. O objetivo seria diminuir a quantidade de fraudes que tem ocorrido no mundo virtual e também no mundo real.

A afirmativa, mal interpretada, provocou forte descontentamento de várias correntes de usuários, que não desejam abrir mão do anonimato que o Second Life oferece. Em vista disso, a Linden postou em seu blog oficial um tópico onde esclarece como será, de fato, este programa de identificação, conforme relacionamos a seguir:

Identificação voluntária - A Linden Lab afirma que não será 'exigida' nenhuma comprovação de documentos. Porém quem mencionar sua idade real, voltará a ter acesso às 'mature regions' que sempre foram restritas aos adultos. Alguns donos de ilhas 'mature' já vem exigindo comprovação de idade por parte dos seus visitantes, afim de não se tornarem alvos de processos. Haverão bandeiras nas ilhas 'mature' indicando que aquelad regiões possuem imagens e dispositivos com conotação erótica.

Dados dos usuários não serão armazenados - Este foi outro boato levantado por um grupo de residentes, preocupados com o que pode ocorrer com estas informações confidenciais. A Linden esclarece que não haverá arquivamento de dados críticos e específicos. Mas apenas dos dados considerados essenciais pela empresa, afim de preservar os seus interesses e os interesses de seus investidores, no tocante à segurança. O residente, no entanto, poderá voluntariamente optar pela disponibilização de alguns de seus dados, para fins de levantamentos estatísticos mais aperfeiçoados, que a Linden pretende realizar.

Verificação será feita apenas uma vez - A Linden disponibilizará pontos de verificação, em diversas ilhas, para que os residentes possam entrar com alguns dados relevantes. A empresa diz que o processo não leva mais que dois minutos. Não será necessária a apresentação de documentos, até por que o procedimento será todo 'in-world'. A finalidade é comparar informações que o residente proverá, com informações relacionadas à contas Premium e cartão de crédito, e assim diminuir a quantidade de fraudes, que vem crescendo no Second Life.

A Linden Lab conclui, afirmando que está empenhada em garantir a melhor e mais segura experiência no uso do seu metaverso. A 'verificação', portanto, se faz necessária para que este objetivo continue ao alcance de todos. As informações que serão fornecidas, segundo a empresa, serão de extrema importância para que se possa traçar novos rumos ao Second Life, com um nível maior de confiabilidade e segurançã entre seus residentes.

Com informações do Official Linden Blog.

Nenhum comentário: