segunda-feira, 7 de maio de 2007

Scammer foge após ser flagrada vendendo caixas com skins de celebridades, vazias

Vários residentes foram lesados em 2500 a 3000 lindens por produto. Ao abrirem as caixas, descobriam que as mesmas estavam vazias.

Uma suposta scammer está foragida do Second Life após ser flagrada roubando lindens de outros residentes desavisados. O golpe começava na oferta de skins de diversas celebridades, com alto grau de realismo. Cada 'pele' custava em torno de 2500 a 3000 lindens, dependendo da personalidade 'à venda'. A vítima então, ao adquirir o produto recebia um box supostamente com seu conteúdo. Somente ao abrir a caixa era que o comprador descobria a fraude.

Ey Ren é um destes residentes roubados. "Eu pensei estar adquirindo um avatar com skin do Legolas, aquele personagem do Senhor dos Anéis. Paguei 3000 lindens no kit. Quando fui abrir a caixa, percebi que não havia nada dentro. Contactei a vendedora e ela me disse que estava tendo problemas com seu inventário e os produtos não estavam sendo 'carregados' em suas caixas. Mentira. Verifiquei que outros compradores estavam passando pela mesma situação. Só então percebi que se tratava de um golpe". Ren disse que voltou a contactar mais 5 ou 6 vezes a vendedora (identificada pela Linden com o nome de Brenda Balczo), mas sem sucesso.

O residente roubado, que é proprietário do shopping onde está a loja da golpista, foi então até sua entrada e criou dois primitives para alertar outros residentes a não pagarem os 'vendors' posicionados nela. Na placa ele diz que "esta vendedora irá levar seu dinheiro, entregando uma caixa vazia e tentar hackear sua conta. Ela também não responderá seus chamados". Em seguida, Ey Ren afirma que mandou um aviso ao seu grupo informando toda situação.

Quando Ren foi relatar o fato à Linden Lab, descobriu que a golpista não era a criadora das skins. Na verdade a criadora real, que foi contactada, alegou que seus produtos eram vendidos por diversos lojistas, através de comissão. Feito isso, ela passou o nome de seu chefe para um contato. "Ao checar novamente as propriedades das caixas vazias, descobri que não sera feitas pelos criadores reais da peles. Mas pela golpista. O nome dela também aparece nas imagens dos 'vendors' onde estão as fotos destas skins 'fantasmas", diz Ey Ren, que conclui: "Creio que a ladra tirou fotos de skins reais e as colocou em seus 'vendors' falsos".

Horas após a a captura da foto acima, a reportagem constatou que todos os objetos da vendedora golpista sumiram sem deixar vestígios. "Para mim isso é confissão de culpa", diz a vítima. "Se esta vendedora fosse séria, teria me procurado e entregue pessoalmente o produto que comprei dela. Mas como o fato ocorreu com outros lojistas do meu shopping e com meus visitantes, o golpe é mesmo fato".

Ey Ren enviou um e-mail informando toda situação à Linden Lab. Horas depois, diz ele, a empresa enviou uma mensagem curta de que estaria investigando o incidente e que, provadas as acusações, o avatar golpista seria banido. "Isso pra mim é pouco. A Linden não me diz se terei meu dinheiro devolvido. O pior é que a imagem do meu shopping está arranhada. Já estou sentindo uma queda na minha audiencia. Esse sim é o meu maior prejuízo e também o dos meus lojistas, pois nossos visitantes com isso podem ter perdido a confiança nos produtos expostos em nossas lojas. Quem vai arcar com isso?", lamenta a vítima, que conclui alertando a outros donos de shoppings e centros comerciais a observarem com maior atenção o comportamento dos seus inquilinos.

Com informações do SLNN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma boa dica é antes de comprar qualquer produto de alto valor (acima de 900 lindens) verifique se o mesmo está no site do slExchange, geralmente os lojistas que vendem objetos caros têm seus objetos ofertados lá tb. Eles não garantem que todos os produtos são a prova de fraude mas tiram do ar assim que constatam algo de irregular. Outro ponto é ver as credenciais de quem vende, quanto tempo está no SL, se possui mais lojas, se há alguma indicação ou comunidade. Geralmente os golpistas criam contas novas, aplicam o golpe e somem pq sabem q até a Linden verificar eles já mudaram partiram prá outra.

Abraços e fiquem de olho!