segunda-feira, 4 de junho de 2007

Lançamento de Duro de Matar 4.0 no Second Life é show de marketing

Conferência com a presença do astro Bruce Willis, em um cenário cinematograficamente grandioso, mostra que Hollywood aderiu de vez ao metaverso. Ilha Silverscreen é hoje a capital do cinema no Second Life.

Impressionante. Esta é a palavra que vem à cabeça de 9 entre 10 jornalistas que participaram da coletiva de imprensa, para promoção no Second Life do filme Duro da Matar 4.0 (Live Free or Die Hard), com destaque na presença 'em pessoa' de Bruce Willis, com seu próprio avatar fotorealisticamente personalizado. O evento ocorreu nesta sexta-feira (01/06), na Ilha Silverscreen, por volta das 8 horas da noite, com atraso de cinco horas.

Para o evento, com apoio logístico da 20th Century Fox, a empresa 'Picture Production Company' criou uma cenário amplo e extremamente detalhado, com simulações das grandes cenas e elementos visuais de DM4. Até algumas semanas atrás, havia lá um cenário montado para promoção de '300', épico com Rodrigo Santoro. Silverscreen foi então bloqueada, desmontada e lá foi reproduzido, em tempo recorde, todo cenário de Duro de Matar 4.0.

Cenário

Silverscreen foi dividida em 5 pontos específicos: o 'Auditorum', para realização dos encontros com a imprensa e a 'Galeria', onde o residente vê fotos exclusivas e vídeos com previews de DM4. Na ilha existem também os espaços 'Airborne', 'Joint Strike' e 'The Warlock', que reproduzem fielmente trechos de ação do filme.

É curioso observar que os veículos estão posicionados no ar, como que em fotos congeladas, mas em 3D. O helicóptero que é atingido no ar, por uma viatura da polícia, o caça utilizado por Willis, o caminhão que destrói tudo em seu caminho... está tudo lá. E com riqueza de detalhes, em um grau de realismo nunca visto no metaverso. Os caras da 'Picture Production' deram um show!

No setor central de Silverscreen existe um grande outdoor com o pôster de Duro de Matar 4.0, por onde o visitante se teletransporta para os outros pontos da ilha, afim de conhecer melhor a produção e cenários do filme. De brinde, o visitante consegue também a roupa de John McClaine, incluindo a pistola e o coldre.

Bruce Willis

Cerca de 50 jornalistas e convidados ansiosos, com seus avatares 'noobies' ou ultra estilizados, esperavam o grande momento da chegada do ator, ocorrida 5 horas após o horário previsto, na área interna do 'Auditorum'. Quando Willis apareceu, todos ficaram impressionados com o fotorealismo do seu avatar, caracterizado como John McClaine. Imediatamente a tela lotou com mensagens de chat, pipocando todo tipo de perguntas. Todos esqueceram a longa espera pelo astro.

Boa parte dos jornalistas presentes, que nunca haviam entrado no Second Life, começaram a bombardear o ator com uma onda de perguntas idiotas. A imprensa especializada no metaverso 'corou de vergonha'. Mas Willis se mostrou solícito, na medida do possível, tentando se mostrar atento em meio a desorganização promovida pela imprensa.

Felizmente, antes do início da entrevista, a produção do evento convidou aos presentes a efetuarem o download do software 'SoundReach', através de um link restrito, para ser utilizado paralelamente ao navegador SL. Com ele, seria possível ouvir as respostas em 'viva voz' de Bruce Willis, que respondia perguntas selecionadas pela equipe da 'Picture Production'. Não havia dúvidas de que realmente era Willis quem estava ali, com seu avatar, naquele momento.

O ator se mostrou bem humorado, pelos seus comentários, e bem entusiasmado com 'esta nova experiência com internet'. Perguntado, ele disse que já tinha ouvido falar do Second Life desde o início do ano e que estava com muita vontade de entrar no mundo virtual, mas que os eventos de lançamento de DM4 o impediam de ter tempo até mesmo para responder e-mails. Segundo Willis, aquela era uma oportunidade única e que nela estava 'unindo o útil ao agradável'.

Mac ou PC, Willis?

O jornalista Mitch Wagner, do Information Week, também presente à coletiva perguntou à Bruce Willis se ele estava acessando o Second Life pelo PC ou pelo Mac. "Sempre fui 'Mac'!", respondeu bem humorado. "Eu me lembro que, nos anos 90, relutava em entrar no mundo da informática. Para mim era uma linguagem nova, ao qual achava que não teria a mínima afinidade. Mas a partir de 96, Demi (Moore, ex-esposa) me presenteou com um iMac conectado à internet, me ensinou usar e-mail, web, chat, etc. e de lá pra cá virei um fanático".

Bruce Willis disse também que hoje gasta suas horas livres na net, principalmente com leitura de notícias. A maior parte de suas comunicações é realizada através de serviços Voip, através do qual conversa com seus filhos, horas e horas, enquanto navega e joga online com eles.

Duro de Matar 4.0

O astro, perguntado sobre os motivos que o levaram à participar desta quarta-sequência, foi enfático. "Não queria fazer", começando suas considerações. "Para vocês terem idéia, já haviam me encaminhado mais de 15 roteiros para este filme. Rejeitei todos. A maioria se parecia com filmes que já tinha visto. Além disso, outros filmes 'roubaram' boas histórias que utilizaríamos em prováveis roteiros para DM4. Então, passei mais de 10 anos entre idas e vindas sobre esta produção", lamenta.

"Um dia, Mark Bomback me apareceu com este roteiro, que tinha muitas nuances tecnológicas. A história envolvia terrorismo tecnológico e expunha a grande dependência dos Estados Unidos em relação às tecnologias de informação. Sem elas, nosso país poderia entrar em colapso, o que seria muito pior do que o 11 de Setembro. Como gosto de internet e desta nova abordagem sobre um novo tipo de terrorismo, indicado no roteiro, resolvi finalmente aceitar a proposta de Bomback. Daí para fechar contrato com a 20th Century Fox, foi bem rápido", conclui o ator.

Second Life e 'anonimato'

Sobre o crescimento da onda dos mundos virtuais, como o Second Life', ele diz estar muito atento e não via a hora de estrear nesta 'nova forma de internet', segundo suas palavras. "Estou gostando muito desta experiência, e já estou pensando em falar com meus filhos para nos encontrarmos aqui dentro", disse Willis.

O ator disse também que utilizará seu avatar 'oficial' apenas para eventos públicos, pois sua aparência e seu nome são únicos no metaverso. Não quer atrair atenção. Willis informou que, caso passe a usar o Second Life com mais frequência, utilizará obviamente avatares 'anônimos'.

Resumindo: Bruce Willis pode cruzar com você no metaverso, sem que você se dê conta disso.

Veja o início da entrevista de Bruce Willis no Second Life:

2 comentários:

Anônimo disse...

E a pistola funciona de verdade?
Os caras taum investindo pesado msm, qnt sera que custou o avatar do bruce willis?

Anônimo disse...

A pistola FUnciona mesmo?
Td de brinde?
Investimento pesado em cenario o brindes, taum de parabens pelo visaum de mercado