terça-feira, 27 de novembro de 2007

China vai entrar no HiPiHi, sua própria versão do Second Life

Projetado por Hui Xu, um conhecido empresário do setor de informática, de 39 anos, o mundo virtual é semelhante ao do Second Life, mas conta com um aspecto mais oriental.

O mundo virtual HiPiHi, uma versão chinesa do popular Second Life, está prestes a ser lançado comercialmente após seis meses na fase beta. Já com cerca de 30 mil usuários, o universo simulado tem o objetivo de conquistar um mercado de mais de 170 milhões de internautas. Na foto, a diretoria que administra o mundo virtual chinês.

Projetado por Hui Xu, um conhecido empresário do setor de informática, de 39 anos, o mundo virtual é semelhante ao do Second Life, mas conta com um aspecto mais oriental. O cenário inclui templos budistas, dragões, "feng shui", motivos relacionados aos Jogo Olímpicos de Pequim e outras surpresas ainda não reveladas, como informa a última edição da revista "That's Beijing".

Desenvolvido em Pequim, o universo HiPiHi deve respeitar as leis chinesas, inclusive a censura. Por isso haverá restrições, por exemplo, a "expressões que prejudiquem os interesses nacionais". Apesar da semelhança com o Second Life, Hui garante que seu projeto é original, e nasceu em 2005, antes do "boom" do mundo virtual. Além disso, ele procura um público diferente, sobretudo na Ásia Oriental, embora também tenha uma versão em inglês.

O empresário deu a entender que o mundo virtual que criou será mais "harmonioso" e menos capitalista que o Second Life. Ainda não se sabe como funcionará sua economia, nem se haverá uma moeda como o linden --moeda do Second Life. Mas o mercado imobiliário será auto-regulado democraticamente por seus próprios habitantes. O Second Life também é popular na China. O habitante mais rico do mundo virtual é a chinesa Anshe Cheung, que no mundo real se chama Ailin Graef e nasceu em Hubei.

Entre as novidades do HiPiHi estão o uso da telefonia celular virtual e seu caráter "para todos os públicos", mais politicamente correto que o Second Life. De acordo com seu criador, o desenvolvimento do projeto custou quase dois anos de trabalho e US$ 3 milhões.

Assista a demonstração oficial do HiPiHi:



Origem: EFE.

Nenhum comentário: