segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Redes e mundos virtuais infantis têm até controle biométrico

O Club Penguin, por exemplo, utiliza filtros de conversação que incluem bloqueios ao uso de linguagem imprópria. O monitoramento dos pais é a ordem neste segmento de redes e mundos voltados para crianças.

Filtros, fiscalização permanente e até mesmo o uso de impressões digitais estão entre os instrumentos de segurança de sites infantis. As redes sociais para crianças a partir dos seis anos incluem mundos virtuais como o Club Penguin, que promete salas de bate-papo seguras para os pequenos, em um "ambiente moderado".

O Club Penguin, por exemplo, que desfruta entre os pré-adolescentes norte-americanos de status semelhante ao que o Orkut desfruta entre os jovens brasileiros, utiliza filtros de conversação que incluem bloqueios ao uso de linguagem imprópria. Também há um recurso de segurança conhecido como "chat de proteção completa", no qual só sentenças pré-aprovadas podem ser utilizadas em conversas.

O site Anne's Diary, inspirado pelo personagem principal de "Anne of Green Gables", livro de L. M. Montgomery, usa um leitor de autenticação de impressões digitais e afirma ter estabelecido "novos paradigmas em termos de segurança on-line". "Trata-se de passos na direção certa, mas acredito que mesmo o melhor sistema possa ser derrotado", diz a sargento-detetive Kimberly Scanlan, que comanda a seção de exploração infantil da mundialmente famosa unidade de crimes sexuais da polícia de Toronto.

Origem: Reuters.
Publicidade:

Nenhum comentário: