segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Construção da Árvore de Natal da Lagoa já pode ser acompanhada pelo Second Life

Esse ano, pela primeira vez, o passo a passo da Árvore poderá ser acompanhado no universo virtual da Linden Lab.

A famosa árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas ficará mais alta no natal deste ano. A estrela que fica no topo da árvore, que foi instalada na manhã desta domingo, está 2,3 metros mais alta do que no ano passado, o que fez com que a árvore atingisse a altura recorde de 85 metros, proporcional a um prédio de 28 andares. A partir de agora o símbolo natalino vai passar por uma nova homologação do Guiness Book of Records como maior árvore de Natal flutuante do mundo. O recorde mundial anterior foi estabelecido pela Árvore em 1999, quando media 76 metros.

Com a instalação da estrela, foi concluída a obra estrutural da 12ª edição consecutiva da Árvore da Bradesco Seguros e Previdência. A instalação começou às 9h e durou apenas 10 minutos. O que demorou foi a amarração do topo, que levou quase três horas. A peça foi içada por um guindaste de 120 toneladas, com alça de 90 metros. Quatro operários controlaram a estabilidade da operação com uma corda, para evitar que o vento girasse a peça como um pião. Todo o projeto de construção da Árvore envolveu a participação de 1.200 trabalhadores.

A árvore, no entanto, ainda precisa de alguns toques antes de ser inaugurada. As próximas etapas são montagem, já iniciada, da cenografia assinada por Abel Gomes, que este ano criou variações de vitrais inspirados nas catedrais brasileiras, e os testes de luz, que estão previstos para o início da noite da próxima quarta-feira, quando também deverá ocorrer o deslocamento da Árvore para o Parque do Cantagalo. A inauguração será no sábado, 1º de dezembro, a partir das 20h com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Os convidados especiais serão Ivan Lins, Fafá de Belém e o Coral da Fundação Bradesco.

Passo a passo da árvore no Second Life

A mega árvore de Natal que há 12 anos faz parte das festas natalinas do Rio de Janeiro ganha agora uma versão virtual no Second Life. A atração, patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência, já se tornou um marco da época e sempre enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma nova surpresa a cada edição. A versão virtual do Second Life tem como principal característica a mudança gradual. Ela irá acompanhar as condições reais de montagem da estrutura original, passando por todas as etapas, da montagem da armação e iluminação até a sua finalização com a colocação de enfeites e símbolos natalinos.

Já é possível conhecer os primeiros contornos da mega-estrutura visitando a ilha Lagoa . Além da árvore, outras atrações que o residente encontrará por lá serão quiosques de bate-papo e passeios de pedalinho ou barco. Esta ação no Second Life incluirá também a distribuição de convites aos residentes do metaverso para a festa de inauguração da árvore virtual.

Clique aqui para visitar a versão virtual da Árvore da Lagoa.

Origem: O Globo Online, com Second Life Informa.

Nenhum comentário: