terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mundos virtuais podem estar iniciando a era da economia eletrônica

Para alto-executivo da Gartner, universos como o Second Life podem mudar a forma como o dinheiro é visto e movimentado no planeta.

Segundo informações de reportagem publicada pela ZDNet, o vice-presidente da Gartnet Inc., Andy Kyte, disse para centenas de participantes do Gatner Symposium, na semana passada, que os mundos virtuais como o Second Life estão "contribuindo para conduzir as nações ao uso de economias e moedas eletrônicas".

Ainda segundo a ZDNet, Kyte afirmou que o uso de moeda eletrônica reduz drasticamente seu custo operacional para os governos. Ele citou o exemplo de Cingapura, que já utiliza o conceito de economia digital e que todo o mundo real está observando os resultados desta iniciativa, para que possam também adotá-la.

No entanto, Andy Kyte também alertou que o uso de moedas como o Linden Dólar (L$), do Second Life, inspira cuidados relacionados à segurança. "As moedas virtuais criam grandes oportunidades para quem quer praticar a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas, com total anonimato e isenção tributária", afirmou. Estas questões terão de ser resolvidas antes que moedas como os 'Lindens' sejam assimiladas em larga escala, pelos governos de qualquer país do mundo real, permitindo assim uma maior confiabilidade nas transações.

Nenhum comentário: