domingo, 25 de novembro de 2007

WindLight traz uma nova era de beleza e realismo ao Second Life

Num mundo em que as imagens são o que mais conta, a Linden Lab tinha de promover o seu mundo virtual. O sistema gráfico WindLight já está disponível em uma versão 'preview' do Second Life, para dar cor aos sonhos dos habitantes do metaverso.

Introduzido em Maio de 2007, em uma fase experimental, como opção ao programa normal e depois ausente nas suas sucessivas atualizações, o motor gráfico WindLight voltou em Novembro às opções de download da Linden Lab, ainda como "previewer" alternativo do Second Life, mas como uma ferramenta necessária do criador no universo dos mundos virtuais, onde a concorrência é cada vez mais forte.


Com o Entropia aproximando-se do motor gráfico usado no jogo Crysis, da editora Electronic Arts (aquele que exige um computador que só existe no sonho da maioria das pessoas...) e outros mundos, como Kaneva ou Metaverse, ou o mesmo o beta HiPiHi, chinês, ameaçando o que alguns, equivocadamente, pensavam ser a hegemonia Linden Lab, é necessário se conseguir boas chances de triunfar diante da concorrência cada vez mais agressiva. Assim o Second Life lança mão finalmente do WindLight diante de seu público.

Comprar nuvens e efeitos

Em Maio deste ano, a Linden Lab anunciou a aquisição da Windward Mark Interactive, empresa responsável pelo desenvolvimento de WindLight, uma sofisticada tecnologia de modelação 3D de efeitos atmosféricos e o Nimble, um simulador realista de nuvens tridimensionais. A integração dessas duas tecnologias no Second Life permitia dar um salto quantitativo em termos visuais ao motor gráfico atualmente em uso.

A equipe de cinco fundadores da Windward juntou-se também à Linden Lab, para acompanhar a personalização desta tecnologia, o que tem sido feito desde então, com uma primeira experiência pública e, agora, uma volta do sistema há muito esperado. E que vem, por certo, dar nova cor ao inverno que se aproxima. Para alguns usuários significa duas coisas: uma boa razão para voltar à exploração do Second Life e uma desculpa a mais para renovar o álbum de fotografias, com as paisagens impressionantes que o módulo WindLight permite obter.

Paraíso de fotógrafos

O sistema usa algoritmos para imitar a forma como a luz é afetada pela variação de fatores atmosféricos, como a poeira ou a humidade, permitindo criar nuances na paleta cromática celeste, nuvens e água, simulando em tempo real as variações do tempo. Em teoria, é possível ter, como se vê no Microsoft Flight Simulator, uma recriação do clima real dentro de Second Life. Assim, por exemplo, quando houver nevoeiro na Serra de Sintra, em redor do Palácio da Pena, é possível, através do link a um centro de dados meteorológicos, indicar ao motor WindLight que sequência deve executar. É possível, mas não é necessariamente assim que a Linden Lab vai proceder.

No modelo do Palácio da Pena que o Expresso usou para ensaiar os efeitos, as nuvens criadas pelo Nimble e os efeitos do WindLight contribuem para o ambiente mágico e romântico que associamos àquele espaço.

O editor incorporado dentro do "previewer" WindLight permite ainda a modificação de todos os parâmetros, para visualização pelo usuário em um determinado local. Quer dizer, cada visitante pode ter o efeito de luz que deseja. O programa inclui também um amplo leque de opções predefinidas que criam ambientes fantásticos com um simples clique do mouse. Isso significa que os fotógrafos virtuais de Second Life podem verdadeiramente 'extrapolar' nos próximos meses, capturando as mais fantásticas imagens das paisagens do metaverso. Como as imagens que ilustram este artigo demonstram. Uma boa sugestão para o fim-de-semana. Faça as malas e se perca nas novas cores do mundo virtual.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:

Nenhum comentário: