quarta-feira, 16 de maio de 2007

Empresa lança 'instant messenger' externo para o Second Life

O 'SLIMChat', da Rindustries, é leve, prático e eficiente. Mas o preço...

Pegando carona no código-fonte aberto do Second Life, a startup americana Rindustries acaba de lançar, no mercado, um instant messenger externo denominado 'SLIMChat'. O messenger é baseado no servidor de IM público da Linden Lab. Através dele, o residente poderá, basicamente, estabelecer contato com qualquer amigo que esteja 'online' no metaverso, ou usando o mesmo software em outro computador, sem a necessidade de se inicializar a navegação 3D.

É de fato uma grande sacada dos seus criadores. O programa roda sem precisar de instalação, direto no executável, necessitando apenas da biblicoteca de recusos Microsoft .Net 2.0 Runtime. Em sua página de venda, no portal SLExchange, o fabricante informa as várias situações em que seu produto pode dar solução. Entre elas:
  • Ver quais dos seus amigos estão online
  • Enviar e receber mensagens instantâneas deles;
  • Enviar e receber notecards;
  • Consultar seu saldo de L$
  • Enviar e receber L$ (linden dólares);
  • Adicionar e remover amigos.
As ações acima, podem ser feitas sem o uso do navegador Second Life. Basta o usuário ter seu cadastro ativado junto à Linden Lab. O fabricante promete ainda upgrades vitalícios do software, com adição gradual de novos recursos previstos. Dentre eles, é citado o compartilhamento de inventários, a publicação de classificados, acesso e gerenciamento de grupos, etc. Para quem tem negócios no Second Life, e não possui disponibilidade de navegação 3D 'full-time', o produto vem em boa hora. Inclusive, roda a partir de um pen-drive, sem instalação, desde que o MS .Net 2.0 esteja presente no micro (ou pelo menos seu instalador também no pen-drive).

A péssima notícia está no preço. O SLIMChat não é grátis e requer licensa de uso, com ativação pelo nome do avatar comprador, feito pessoalmente pelo fabricante. Cada licensa custa exorbitantes L$5.000 (linden dólares). Algo em torno dos 50 reais. O produto aparentemente é muito bom, mas seu preço o torna inviável para os padrões de consumo brasileiros, no Second Life, tornando seu uso restrito apenas para a comunidade empresarial e institucional brasileira, presente no metaverso. Por ser um lançamento, é provável que, no futuro, o preço deste messenger caia ou, quem sabe, um novo IM externo concorrente 'dê as caras', em breve, mais acessível para nós.

Para visitar a sede da Rindustries e do seu SLIMChat no Second Life, clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu até gostaria de ter um programa destes de IM para durante o dia no trabalho poder resolver algumas coisas no SL. Ate pagaria os 5000L, porem qual segurança temos de um software de terceiros (fora da LL) funcionar ? O SLeek funcionou somente até o lançamento da versão 1.15 do SL, será que com este não vai ser o mesmo ?

Debora Perenti disse...

Caro leitor. Muito importante sua questão. Sugiro repassá-la diretamente ao fabricante deste software, que atende no e-mail slim@rinredgrave.com. Se puder nos compartilhar a resposta dele, agradeceria muito ;)