quarta-feira, 16 de maio de 2007

Kaizen paga 250 lindens para quem comprar KC$ pela primeira vez

Empresa pretente disseminar a cultura do 'Kaizen Cash' entre a comunidade brasileira no Second Life. No entanto, a venda paralela de lindens prossegue reformulada.

Recebemos ontem a newsletter da Kaizen Games, que é direcionada à todos os cadastrados em seu site. Nela, aparecem anúncios sobre as vantagens se tornar um residente do Second Life Brasil e de ter sua conta expandida para o nível Premium. Nenhuma novidade pra nós até aqui.


O que nos chamou a atenção foi o aviso da promoção "Quer Ganhar 250 Lindens?". Pela informação prestada, todo residente brasileiro que efetuar sua primeira compra de KC$ (Kaizen Cash) receberá um bônus de 250 linden dólares, sem sorteio, nem condição prévia. Basta comprar pelo boleto ou cartão de crédito. Está claro aqui que a Kaizen pretende disseminar a cultura do 'Kaizen Cash' entre a comunidade brasileira no Second Life. Pela nossa experiência em publicidade, a manobra indica uma baixa procura pela moeda virtual da empresa brasileira.

Cambio paralelo

Após toda a polêmica sobre a venda paralela de Linden Dólares pelos perjorativamente chamados 'cambistas virtuais', ocorrida em Abril, na inauguração do Second Life Brasil, notamos que esta prática voltou a apresentar uma certa normalidade. Apenas 'mudou de mãos'. Novos vendedores de lindens, com cartão de crédito internacional na mão (o que hoje é relativamente fácil de se conseguir), surgem quase que todo dia e disponibilizam a troca 'fácil' de lindens por reais, com anuncios em fóruns de discussão, Orkut e até no Mercado Livre.

A Kaizen foi acusada, na época, de reprimir a prática do 'câmbio paralelo' de lindens, supostamente cancelando contas de vendedores informais de dinheiro virtual. A discussão arrefeceu, os vendedores 'deram um tempo' e agora estão voltando, com mais força e uma melhor estratégia para evitar o bloqueio de suas contas. Conversei com um deles, que me pediu 'anonimato'. Este vendedor me explicou que tinha criado 6 avatares, e neles espalhado seus lindens. Através de um controle próprio, ele utiliza um avatar por transação, com a finalidade de dificultar o rastreamento. Ele possui um sétimo avatar, principal, que faz a compra do dinheiro virtual, junto à Linden, com seu cartão de crédito internacional.

Perguntei a ele sobre se o fato de concorrer com a Kaizen não tornava as coisas mais difíceis, no que diz respeito à cotação. Este vendedor me disse que, pelo contrário, a fórmula adotada pela Kaizen estava incentivando a continuidade do 'negócio paralelo' de lindens. A volatilidade da cotação do Kaizen Cash, o tempo de resposta na compensação de pagamentos via boleto e o sistema de pagamento por cartão de crédito sempre 'fora do ar', no site da Kaizen, são motivo que fazem com que o mercado paralelo de lindens se fortaleça novamente. "O comprador de lindens em geral tem pressa, ele quer agilidade. Cerca de 80% das minhas vendas são realizadas mediante transferência online, por internet banking, em tempo real e 'cara a cara' com meu cliente no metaverso. Nem precisamos sair do Second Life, pois basta abrir o browser para efetivar a compra e venda. A Kaizen não oferece esta agilidade.", considera o vendedor de linden dólares no mercado paralelo brasileiro.

Se a Kaizen, de fato, pretende oferecer um bom serviço de venda de linden dólares, ela própria precisaria verificar, em seu método de transação, o que pode ser considerado 'obstáculo' para seus clientes. É muito bom ganhar L$250 lindens de presente, claro. Mas se o intuito é atrair mais compradores para seu dinheiro virtual, a estratégia e a confiabilidade em suas operações serão muito mais eficientes do que uma suposta 'repressão', ao mercado paralelo de lindens, inclusive com a certeza de resultados bem mais positivos.

Nenhum comentário: