segunda-feira, 30 de abril de 2007

Brasil se mantém em 6º lugar no ranking do Second Life

Participação brasileira não para de crescer e já supera o Canadá e vários países da Europa.

A Linden Lab divulgou os resultados da pesquisa demográfica realizada em Março de 2007, para aferir a participação das nações em seu mundo virtual Second Life. A pesquisa também tinha o objetivo de medir o crescimento do metaverso entre Fevereiro e Março. O resultado foi espantoso.


Neste período, foi constatada uma elevação na quantidade de horas utilizadas por todos os avatares, que chegou a incríveis 15.346.784 horas totalizadas, denotando um crescimento de 27,92% no tempo de uso do Second Life, pelos seus usuários, em apenas 30 dias. O número de residentes também cresceu mundialmente, quase que na mesma proporção: 20%.

Brasil

Nosso país experimentou um grande salto no número de usuários nos últimos 30 dias. No entanto, não foi suficiente para fazer o país ultrapassar o quinto lugar da Holanda, no ranking oficial da Linden, em número de contas cadastradas. Mesmo assim, o crescimento brasileiro tem sido muito expressivo e atraiu a atenção da própria Linden Lab, que pela primeira vez estabeleceu uma representante oficial fora dos Estados Unidos, a Kaizen Games, de olho nos residentes brasileiros e na sua potencialidade para os negócios.

Mais residentes ativos, menos horas gastas

Apesar o número total de horas, usadas no metaverso, ter crescido mais de 27% entre todos os residentes cadastrados, a pesquisa conferiu quantas horas em média um usuário ativo, com uso constante do Second Life, mantém seu avatar 'online', em um mês. Houve uma ligeira elevação, de 4.53 horas em fevereiro para 4.83 horas utilizadas diariamente. Paradoxalmente, este crescimento tem sido considerado 'tímido' pela Linden Lab, se comparado ao número de novos residentes que criaram suas contas neste período. Em Setembro de 2003, por exemplo, quando foram liberados os primeiros relatórios, na época existiam 1.087 residentes no ainda chamado 'LindenWorld'. Eles consumiram sozinhos 51.699 horas, estabelecendo uma média de 47,59 horas por usuário/mês, naquela época. Em Setembro de 2005, esta média começou a apresentar queda constante. Enquanto o número de usuários crescia, cerca de 15,57% em dois anos, a quantidade de horas gastas por mês caiu em mais de 32%, e praticamente se estabilizou até Março de 2007.

A Linden Lab atribui o fenômeno ao excesso de propaganda que a mídia tem feito em cima do Second Life. Não que ela esteja reclamando, mas que isso acarretou a criação intensa de novas contas desde 2004. Com o 'boom' da segunda metade de 2006, o grid tem experimentado diversos problemas técnicos, que não ocorriam quase que diariamente como ocorrem hoje. Estes problemas, lags, a falta de linden dólares e perspectivas de sucesso por parte dos residentes, admite a Linden, provocam uma evasão destes usuários. O metaverso cresceu de fato nos últimos 6 meses, de forma vertiginosa, quase que em 200%. Porém a quantidade de usuários online, em média diária, cresceu apenas 47,6%.

Mais de 1000 novas ilhas só em Março

O crescimento dos continentes aumentou também em uma taxa constante, em cerca de 92,3 quilômetros quadrados adicionados desde Fevereiro, imprimindo um crescimento de 22,4% nas terras virtuais cadastradas. A densidade populacional se mateve na mesma média do relatório anterior, permanecendo em 6,3 mil residentes por quilômetro quadrado. A maioria destas terras se encontrava nas 1.154 ilhas criadas em Março. Desde que a Linden Lab começou a liberar dados de terras, em Outubro de 2006, aproximadamente 70% de toda a terra do Second Life está presente nesses novos consoles criados nos últimos seis meses.

Com informações da SLNN.

Nenhum comentário: