sábado, 5 de maio de 2007

Novo beta do Second Life já disponível com 'voz' e 'sculpted prims'

Linden acaba de lançar a versão 1.16.0 para testes em seu beta grid. Quem instalar, recebe inventário praticamente completo e L$5.000 na conta.

Ontem, a Linden Lab disponibilizou em seu site o download do seu novo navegador, em fase beta, na versão 1.16.0, para testes no beta grid. Duas boas novidades foram constatadas nesta versão: o recurso de voz está a um passo da sua efetivação, no grid principal, e já se pode experimentar o novo recurso de 'sculpted textures' (sculpted prims).

Esculturas

Os 'sculpted primitives' são texturas especiais, originados através de CAD softwares, que alteram radicalmente o formato de um objeto. Uma caixa (box), por exemplo, com o novo recurso poderá se tornar uma fruta, um veículo, uma cadeira ou qualquer outro objeto maciço, dentro dos limites dimensionais de um primitive. A proposta da Linden, aqui, é permitir que os construtores fabriquem objetos ditos 'orgânicos', em formatos ilimitados, aumentando o grau de realismo das criações e com maior economia de primitives. Inclusive, já tem gente de olho nas potencialidades comerciais das 'sculpted textures'. Ou seja, logo será possível adquirir 'moldes' personalizados para se aplicar aos primitives.

Voz

Finalmente a Linden considerou chegada a hora de efetivar o recurso de voz no Second Life. Neste novo beta 1.16.0, já será possivel observar os aperfeiçoamentos deste recurso para uso no metaverso. No entanto, setores da comunidade vêem com preocupação a iminente chegada da voz ao grid principal. Existe um grande temor em saber se a rede suportará um uso em larga escala deste streaming. O Second Life foi alvo nesta semana de duras críticas sobre a forma como estão gerindo suas questões técnicas. Acredita-se que o grid principal, diante dos graves problemas que apresenta, ainda não está pronto para suportar tal demanda extra de serviço.

Porém a Linden não quer mais aguardar e anuncia que, com este novo beta, o recurso de voz será efetivado na próxima atualização dos seus servidores. Quem quiser participar dos novos testes, após instalar o novo navegador, receberá um inventário praticamente completo em ítens e mais L$ 5.000 em sua conta. Porém, este inventário e a grana recebidos só estarão disponíveis no beta grid, não se refletindo no grid principal.•

Para baixar e instalar agora o beta v1.16.0, clique aqui.

Nenhum comentário: