sábado, 5 de maio de 2007

Second Life mostra uma explosão de crescimento em sua base de usuários

Alemanha detém o maior número de cadastros ativos. Mas os Estados Unidos continuam na liderança dos acessos diários.

O mundo virtual do Second Life continua intrigando os especialistas em comportamento na internet, principalmente após o relatório de um levantamento demográfico do metaverso, não oficial, realizado pela comScore, 'dotcom' especializada em estatísticas de internet. O documento confirma que o número de acessos ao mundo eletrônico da Linden Lab cresceu 5 vezes, nos primeiros meses de 2007. O relatório mostra também que, apesar de uma base de 6 milhões de usuários, o Second Life possui 1.3 milhões de usuários ativos. Destes, 60% são oficialmente declarados do sexo masculino.

Ainda de acordo com o relatório, o país com a maior fatia da base de usuários ativos é a Alemanha, com cerca de 209.000 residentes, que acessam regularmente o Second Life, seguida dos Estados Unidos, com cerca de 207 mil residentes, França (104.000) e Grã Bretanha (72.000). Curiosamente o Brasil não aparece de forma nominal no relatório. No entanto a América Latina inteira responde por 6% da base de usuários, totalizando 77.000 cadastros ativos. Deste montante, calcula-se que o Brasil responda por cerca de 69.000 usuários, ficando sexto em lugar no ranking oficial da Linden, logo atrás da Holanda.

"Durante os últimos 15 meses, a população do Second Life expandiu de 100.000 para 6 milhões de cadastros realizados em todo o planeta", afirma Joe Miller, vice-presidente da Linden Lab. Ainda segundo ele, "muitas empresas do mundo real têm se instalado em nosso metaverso, tendo como público alvo esta constantemente crescente multidão".

Bob Ivins, gerente de operações da comScore na Europa, observa que "este 'milagre' do crescimento tem criado um círculo virtuoso de expansão. Ou seja, a população cresce pelo fascínio que o mundo virtual de Second Life oferece, as empresas reais se instalam no mundo virtual de olho neste público, que passa a acessar ainda mais o Second Life por conta das novidades que estas mesmas empresas oferecem a eles."•

Nenhum comentário: