quinta-feira, 3 de maio de 2007

Cresce na internet o número de sites de empregos no Second Life

Com a profissionalização cada vez maior das atividades virtuais, empreendedores lançam mão de ferramentas web para chegarem mais rápido à mão de obra especializada.

O residente Tom Bugaboo procurava por um expert gráfico em criação de skins, para vendê-las em sua mega store. Só que ele não quis perder tempo utilizando as ferramentas de grupo para enviar mensagens solicitando tal profissional. Tinha medo de receber uma chuva de propostas vazias. Queria ter certeza que chegaria rapidamente à um profissional sério, que poderia atender as suas demandas. Então, se inscreveu no SLBounty.com, postou sua oferta de trabalho e em 24 horas já estava com seu profissional empregado.

O exemplo real, acima citado, mostra uma mudança de comportamento por parte daqueles que desejam empregar profissionais, nas mais diversas habilidades e que possam, de forma séria e objetiva, lhe oferecer resultados satisfatórios. Sites como o SLBounty.com e o MySLProject.com, (foto) dentre outros, tem surgido rapidamente e vem tomando conta da web, com o intuito específico de viabilizar um contato entre o profissional e o empregador. E os resultados tem sido considerados muito eficientes para os usuários destes e outros sites.

No caso do MySLProject.com, a proposta é fornecer demandas de serviços à profissionais free-lancer. Não chega a ser um emprego efetivo, porém os 'freelas' tem a oportunidade de saber pelo portal que tipos de projetos estão em aberto e necessitando de suas eventuais habilidades. É feito então um primeiro contato entre o profissional e o empregador. Daí então é feito o contrato para execução do serviço. Algo muito prático por sinal e aparentemente com resultados confiáveis. No MySLProject.com, a maior demanda está na área de 'scripting & coding'. Ou seja, se você está se especializando em linguagem LSL (Linden Scripting Language), as chances de se dar bem no Second Life são muito grandes. Existem casos em que os empregadores pagam em 'dinheiro real' os seus empregados ou free-lancers.

E nós brasileiros?

Ainda não chegou ao blog Mundo Linden nenhuma notícia sobre sites brasileiros especializados em empregos virtuais para a nossa comunidade. Pela nossa experiência pessoal, é grande o número de novos empreendedores nacionais que adentram ao metaverso e necessitam imediatamente de residentes especializados na criação de três ítens principais: roupas, construções e LSL. Já temos notícias de empresários brasileiros que necessitam de especialistas em skins.

Mas como sabemos disso? Bem, através dos canais alternativos de comunicação, como fóruns de discussão nacionais, Orkut e mensagens em grupo no Second Life. Não há portanto, um site nacional especializado nisso. Se alguém souber, que nos avise. Senão, quem quer ser o pioneiro? Pioneiros se tornam rapidamente em referências, em qualquer ramo de atividade.

Nenhum comentário: