sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cory Linden esclarece os pontos da 'Carta Aberta'

O diretor de desenvolvimento revelou a instalação de um novo datacenter europeu, para melhorar o acesso naquele continente, que detém 65% dos residentes em atividade no Second Life.

Com uma antecipação de duas horas, Cory Ondrejka (Linden) se reuniu com a imprensa e os manifestantes da 'Carta Aberta de Protesto', para esclarecer os pontos abordados pelos documentos e as medidas que foram adotadas pela Linden para uma melhor manutenção do metaverso.

Em primeiro lugar, Cory reconheceu e lamentou os problemas que vem ocorrendo no metaverso. Pediu desculpas à todos os 'second lifers' pelos transtornos ocorridos no grid e enumerou uma série de causas. Entre elas os problemas de conexão com Dallas e San Francisco. Ondrejka confirmou a elevação para nível 3 na velocidade de transmissão. Ele aposta que a nova largura de banda poderá amenizar parte dos problemas referentes a logins, tempo de resposta e desconexão súbita.

Europa e escalabilidade

O diretor de desenvolvimento da Linden abordou também a questão da escalabilidade. Ele pessoalmente se diz a favor da descentralização dos datacenters que suportam o Second Life. Em primeira mão, anunciou a decisão de San Francisco em instalar nas próximas semanas um datacenter na Europa. Hoje, segundo dados oficiais, 65% dos acessos vem daquele continente. Com um datacenter europeu, os acessos destes residentes, prevê Cory, terão um grande ganho de qualidade. Ondrejka acredita que criar novos datacenters é fundamental para a sustentabilidade do grid. Perguntado sobre a 'abertura do código' do servidores, ele disse não estar autorizado a falar sobre o assunto.

Eterna luta contra os bugs

Cory Ondrejka, que postou no blog oficial do Second Life um tópico com respostas mais detalhadas aos pontos abordados na 'Carta Aberta', disse ontem que a Linden trava uma batalha intensa e incessante contra os eventuais bugs do grid. Ele reconheceu que a rede Second Life tomou proporções que nem a Linden imaginava até meados de 2006. Segund Cory, a responsabilidade da empresa se multiplicou na mesma proporção do Second Life. Assim como os problemas.

Novos profissionais, com larga experiência em TI, foram contratados para auxiliar os veteranos da Linden. Cory Linden diz que uma equipe, em turnos alternados, trabalha 24 horas por dia monitorando e corrigindo os problemas. Casos mais complexos são passados para uma outra camada de profissionais, que trabalham na empresa desde o LindenWorld, e que juntamente a ele, procuram sanar as questões.

Busca e backup local

Outras medidas anunciadas por Ondrejka dizem respeito a velocidade de acesso aos ítens do inventário. Inúmeras reclamações de perda de ítens são relatadas diariamente à Linden. Este foi um dos ítens críticos abordados pela carta. Cory diz estar estudando uma forma de melhorar o sistema de busca no inventário. Ele reconhece que a perda de ítens de fato ocorre, e que estão cuidando do assunto. Porém afirma que em muitos casos o fato ocorre por inexperiência de muitos residentes, que posicionam seus objetos 'no copy' em diversas ilhas, que não possuem sistema de retorno de objetos, e as esquecem por lá. Cita também o fato de residentes possuirem centenas de pastas em seus inventários, e não saber nelas organizarem seus objetos. Em certos casos, segundo ele, os usuários não lembram dos nomes destes ítens e com isso não sabem como achá-los em meio aos outros. Mas estão lá.

Estes problemas levaram Ondrejka a decidir pela implementação de melhorias no sistema de busca de ítens nos inventários. Ele pretende aperfeiçoar esta busca, criando um sistema mais avançado, com filtragem por propriedades, texturas e conteúdos. Os próximos betas tem grandes chances de já chegarem com o novo recurso.

Cory Linden informou também que está estudando a possibilidade de permitir o backup de ítens, com permissões abertas, no próprio computador de acesso do residente. Existem grandes chances da idéia se concretizada. Ele conclui, prometendo que se empenhará em tornar mais transparentes as decisões e procedimentos que o departamento de TI, da Linden Lab, tomará em relação ao Second Life.•

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