quarta-feira, 2 de maio de 2007

Vice-presidente da Linden responde à carta de protesto dos residentes

Preocupada com a repercussão negativa da carta, Robin Harper agendou entrevista coletiva, em San Francisco, para esta quinta-feira (3), afim de esclarecer todos os pontos do manifesto, e antecipou algumas respostas no blog oficial do Second Life.

Nesta segunda-feira, o blog Mundo Linden divulgou em primeira mão no Brasil, com apoio da SL Herald, um manifesto em forma de 'carta aberta eletrônica', onde alguns residentes deixam claras suas insatisfações com os rumos tomados pelo Second Life, nos últimos meses, em relação ao rápido crescimento do grid. A carta possui um 'abaixo-assinado virtual', onde qualquer residente ou interessado nos assuntos do metaverso podem deixar seu nome. Quando postamos a carta, haviam cerca de 1000 assinaturas registradas. Neste momento já são mais de 3.430 assinaturas.

Na tarde do mesmo dia, Robin Harper, vice-presidente da Linden Lab, respondeu à carta de protesto dos residentes, demonstrando preocupação com a repercussão negativa da mesma. Em sua resposta, Robin diz que não podia deixar de observar que 1.500 assinaturas (quando recebeu a carta) mereciam que ela desse uma resposta satisfatória aos seus argumentos. Ela avisa que também estaria preparando, juntamente com Cory Linden, diretor de desenvolvimento da empresa, um documento com respostas precisas para todos os pontos tocados na carta de protesto.

Harper afirmou ainda que estaria agendando uma entrevista coletiva, no Town Hall em San Francisco, na parte da tarde desta quinta-feira (3), e que estaria acompanhada de Cory para esclarecer todas as dúvidas políticas e técnicas apontadas na carta, sobre o andamento dos trabalhos no Second Life. Todas as informações a serem disponibilizadas nesta entrevista estariam, portanto, sendo reunidas neste momento. A imprensa já aguarda o evento com ansiedade, e o fato já está ganhando destaque na mídia.

No blog, Robin Linden (como é conhecida no metaverso) fez questão de antecipar algumas respostas que julgava urgentes mediante a força das acusações, principalmente no tocante ao 'recuo' da empresa no feedback de informações fornecidas em seu site e em seu blog. Ela cita dois pontos importantes e reproduzimos aqui resumidamente:

1 - Sistema de votação inoperante nos tópicos do blog: "Estamos preparando um novo sistema de votação e procuraremos respeitar a abertura do sistema de 'feedback' de cada tópico para que todos possam deixar suas críticas, respeitando-se as regras de boa educação. Estamos recrutando dois profissionais para filtrarem toda a informação proveniente do blog. O sistema de votação está sendo aperfeiçoado por Torley Linden e a transição para o novo formato estará pronta em breve. Neste novo sistema, o usuário deverá entrar com o nome de seu avatar e senha de acesso para poder registrar suas considerações. Comentários anônimos estão abolidos".

2 - Base de conhecimento 'estagnada': "Se vocês observarem atentamente, temos dois novos Lindens, Jon e Jheremy, que estão cuidando dos novos e atualizados conteúdos, que já estão sendo implementados sensivelmente. Em breve promoveremos o relançamento desta base de de informações, com muito mais artigos, tutoriais e respostas à perguntas frequentes".

Wiki agora é público

Robin Harper aproveitou a oportunidade para informar que a Linden Lab optou por tornar público o wiki corporativo da empresa. Assim, qualquer pessoa poderá acompanhar o andamento dos trabalhos realizados no Second Life, com total transparência. No wiki, os residentes poderão acompanhar também o cronograma de trabalho de cada funcionário da Linden. Harper alerta que este cronograma sofre atualizações constantes, baseadas em demandas emergentes do metaverso, e classificadas em ordem de prioridade. Ela cita também que, "nesta semana o calendário mostra que o seguintes Lindens atuarão nas respectivas atribuições":

  • Kelly - desenvolvedor
  • Rob - comunidade de código aberto
  • Liana - comunidade de código abertoe
  • Zero - desenvolvedor sênior
  • Robin - comunidade
  • Cyn - relacionamento ao cliente
  • Torley - comunidade
  • Meta - gerente de datacenter
  • Chadrick - classificação e gestão de demandas

Robin Harper conclui sua resposta deixando claro que a Linden Lab, e ela própria, estão tomando todas as providências necessárias e lançando mão de todos os esforços possíveis para tornar transparentes as atividades internas da empresa. Ela admite que algumas medidas serão mais eficientes que outras. No entanto, como um todo, a Linden se empenhará em afastar qualquer incerteza sobre sua forma de gerir o Second Life. "Nós estamos olhando nossos residentes de frente e também estamos praticamente prontos para esclarecer todas as dúvidas", afirma.

Com informações do Official Linden Blog.

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