segunda-feira, 30 de abril de 2007

Residentes enviam carta de protesto à Linden Lab

Descontentes com os rumos tomados pelo Second Life e seus inúmeros problemas sucessivos, usuários do metaverso criaram uma carta virtual, com cerca de 1000 assinaturas, onde pedem à Linden que 'conserte' em definitivo seu mundo virtual.

Numa tentativa de chamar a atenção da Linden Lab sobre os inúmeros problemas pelos quais o Second Life vem atravessando, nos últimos 8 meses, uma 'carta aberta' foi enviada à empresa, com abaixo-abaixo assinado virtual, exigindo que ela tome atitudes definitivas para que o metaverso volte a funcionar com a harmonia de antes, consertando os 'bugs' atuais, antes que os novos recursos previstos sejam implementados. Neste momento, cerca de 1.000 empresários e residentes virtuais assinam o documento.

A carta é uma resposta pública aos problemas de estabilidade que o metaverso atravessa e ao recuo da Linden Lab no contato com seus clientes, residentes do Second Life. Este recuo é refletido na suspensão de diversos fóruns de discussão, dentro de seu website, constantes bloqueios de respostas para tópicos do blog e, o mais importante, um aparente corte nos custos de suporte ao usuário. Segundo Christian Midnight, um dos autores da 'carta aberta', estas restrições no suporte indicam que a Linden não estava preparada para a nova fase de sucesso e problemas do Second Life. "Antigamente, era mais fácil um contato com eles, quando as coisas iam bem. Agora é diferente. Se mostram despreparados para o atendimento em períodos de adversidade".

Second Life sempre será um 'beta'

Apesar das duras críticas à Linden Lab na carta, a atitude dos residentes não indica uma sugestão à censurar os produtos da empresa. Mas sim, preservar os investimentos feitos até agora e trazer uma maior segurança à todos os envolvidos, que se vêem as voltas com boatos sobre um eventual colapso do grid. O foco da carta é em relação à velocidade no qual os novos recursos do 'beta grid' são implementados no grid principal, às vezes sem um número de testes necessários para sua aprovação. Para os protestantes, há um acúmulo de bugs com isso, os 'nós' vão se multiplicando e fica cada vez mais difícil corrigir a lista de problemas, que cresce diariamente.

Não há como querer que a Linden suspenda o beta grid, até que todos os problemas sejam sanados, conforme insinua a carta. No entanto sabe-se que o Second Life nunca deixará de ser um sistema em fase 'beta' pois, para sobreviver comercialmente, o metaverso precisa estar sempre em constante evolução. O ponto de equilíbrio, que se espera para todos é que a Linden tenha maior critério ao ativar novos recursos no maingrid, sem a 'afobação' com a qual demonstram trabalhar. Espera-se que a Linden Lab saiba que, para o bem do Second Life, a pressa não caminhará nunca com a perfeição.

Para ler a íntegra da carta (em inglês), clique aqui.
Para consultar e assinar a carta, clique aqui.

Por Pixeleen Mistral
do SL Herald.

Nenhum comentário: