Cresce o número de concertos musicais simultâneos no Second Life e na Web
Não é novidade a transmissão de concertos na Internet, nem o mesmo acontecer no Second Life. O que já não é comum, e começa a ganhar forma, é a união dessas plataformas, resultando numa experiência de fusão entre a web, mundo virtual e 'ao vivo'.
As bandas californianas "Bad Weather California", "Born in the Flood" e "Meese" apresentaram-se ao vivo nos estúdios da cadeia de televisão por Internet "Mania TV", que transmitiu o concerto. Em simultâneo, estavam também tocando no mundo virtual Second Life, em forma de avatares, à semelhança do que já havia acontecido no passado com outros artistas, como por exemplo Suzanne Vega.
O espectáculo representa a solução de juntar as três plataformas – Internet, mundo virtual e ao vivo – para difundir o trabalho dos músicos, podendo ser uma hipótese para contornar a queda nas vendas de cd's, e enquanto não dispara o mercado da música digital. Em declarações à Reuters, o responsável pela Tantra World Wibe, empresa que organizou o concerto, destacou o fato de, até aqui, quem assistia a um concerto apenas via os acontecimentos por uma perspectiva, a sua, algo que pode começar a mudar.
Isto porque no evento, em questão, quem assistia ao concerto pela Internet tinha acesso a uma câmera do Second Life, que transmitia os acontecimentos para o mundo real, enquanto quem estava no mundo virtual tinha num telão gigante imagens do espectáculo. Ao vivo, 25 televisores transmitiam os acontecimentos nos dois universos. No entanto, foi apontada a necessidade de se trabalhar com alguns aspectos técnicos relevantes do Second Life, como o fato de que a concentração de mais de 30 avatars no mesmo local resulta em problemas de áudio e velocidade.
Fonte: Sol.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário