sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ilha Bahia reproduz fielmente sua origem no mundo real

A ilha é a única do top 20 que traz um conteúdo 100% cultural.

Pela primeira vez uma ilha brasileira alcança a posição número 1 no TOP 20 do Second Life. No último dia 31, com 144.349 visitas em um único dia, a Ilha Bahia (Brasil Bahia) comandada pelo avatar DJmantega Wilder atingiu o ponto mais alto de popularidade do "metaverso". Concorrendo com ilhas que exploram sexo e "jogos de azar" em seu conteúdo, "a Ilha Bahia (Brasil Bahia) é a única do top 20 que traz um conteúdo 100% cultural "nós desenvolvemos 'campings' exclusivos com temas brasileiros como a capoeira e o carnaval" ressalta DjMantega.

"Camping" é uma ferramenta de tráfego utilizada pelos donos de ilha, que paga aos residentes uma pequena quantia em lindens em troca de alguma atividade. A Ilha Bahia (Brasil Bahia) que terá sua inauguração oficial nos dias 2 e 3 de junho, integra o projeto "Continente Brasil", um conjunto de ilhas brasileiras reunidas em um espaço único no mapa do Second Life.

Além da Ilha Bahia o "continente" conta com ilhas já conhecidas pelos residentes brasileiros como a Help Brasil (Brasil Help Brasil), Ribeirão Preto (Brasil RIbeirão) e Porto Alegre ( Brasil Porto Alegre) e também com novos espaços como a recém inaugurada Porto de Galinhas (Nossa Cidade). Para os residentes que queiram conferir o Top 20 do Second Life, basta digitar CRTL+F e abrir a Aba "Locais Populares".

Mais próxima do "real"

Salvador e Costa do Descobrimento no SL foram as eleitas. Se for de paz, pode entrar! Assim podemos convidá-lo ao espaço dedicado à Bahia no Second Life. A citação está na Fundação Casa de Jorge Amado (escritor ícone de Bahia) no coração dos Pelourinhos, real e virtual. A primeira capital do Brasil (Salvador - destacando-se Pelourinho e Barra), Arraial d’Ajuda e Trancoso (ambas vilas da chamada Costa do Descobrimento) foram os destinos eleitos pra compor a Bahia virtual.

A ilha será inaugurada oficialmente no próximo dia 2 e apesar da semelhança com o "real" é unânime entre seus construtores (DJMantega Wilder, Netuno Scofield e Anderson Toll) que muitas ilhas teriam que ser construídas pra mostrar pouco do que representa um dos mais belos Estados brasileiros, rico em história e belezas naturais, famoso pelo sincretismo religioso, pela miscigenação cultural e hospitalidade de seu povo.

Passeando pela ilha é visível que trata-se de um dos espaços que mais se aproxima do real em termos de construção. Pegue sua fitinha do Senhor do Bonfim, percorra as ladeiras do Centro Histórico e se encante com as cores vivas dos prédios do Pelô (maior patrimônio arquitetônico barroco da América Latina) e suas sacadas, jogue capoeira, toque o atabaque e contagie-se pela batida do Olodum por exemplo.

Mais adiante, outro cartão postal da capital soteropolitana, o Elevador Lacerda - criado em 1873 para melhor ligar a cidade baixa à alta. Completando o conjunto da Praça Thomé de Souza, também é possível encontrar o belo Palácio Rio Branco (que em 1549 abrigou o governador geral do Brasil, Thomé de Souza) e na cidade baixa, o Mercado Modelo.

“Para quem nunca esteve em Salvador, pelo menos no SL dá pra se sentir no Pelourinho”, ressalta o residente Derick Larsson, 21, estudante de Direito e morador da capital baiana real. Não raro é encontrar grupos admirados com a semelhança do Pelô virtual com o real. “O chão é igualzinho”, frisa a virtual Rafinha Olivier, soteropolitana que passeava pelo metaverso.

Caminhando (ou voando) contra o vento, nada no bolso ou nas mãos… você irá se deparar com a primeira fortaleza erguida no Brasil, o forte de Santo Antônio da Barra (1536), o Farol da Barra. Nele funciona uma animada danceteria (na realidade o local abriga o Museu Náutico). Já a Praia do Farol da Barra promete festa e em na sua frente um belo bar de franceses completa a "alegria" afinal, você está na Bahia!

Arraial d’Ajuda e Trancoso encantam novos descobridores

Os destinos da Costa do Descobrimento encantam no real e virtual. Duas das mais charmosas vilas baianas, Arraial d’Ajuda e Trancoso estão representadas por seu pequeno casario colonial e suas igrejas. O Quadrado de Trancoso virtual nos remete ao real. Conta com a cor e a tranquilidade locais, bela praia e árvores centenárias; além da Igreja de São João Batista (1586).

No topo de uma falésia, Trancoso foi uma aldeia jesuíta do século XVI e é até hoje um dos últimos exemplares ainda conservados das primeiras povoações do país. Já a Arraial d’Ajuda é movimentada e seu Centro Histórico já demonstra que os construtores estão empenhados em mostrar o “que é que a Bahia tem”! E, definitivamente “a Bahia tem um jeito”, como diz Caetano Veloso em “Terra”. E um pouquinho dele está em Brasil Bahia.

Press release: Claudia Severo . Redação TWD/Brasil
redacao@mochilabrasil.com.br
msn: mochilabrasil@hotmail.com
Telefones: 11 6722-1894/8135-5882

Nenhum comentário: