terça-feira, 22 de maio de 2007

Empresa americana traz avatares para o mundo real

Enquanto alguns (poucos) fazem fortuna no mundo virtual, a Fabjectory tenta ganhar dinheiro transformando personagens virtuais em bonecos de verdade.

Empresas dos mais variados setores têm anunciado sua entrada nos mundos virtuais para fixar sua marca, garantir proximidade com o consumidor final e, claro, tentar faturar algum dinheiro com isso. Em uma iniciativa diferente, um pequeno escritório norte-americano resolveu fazer o caminho contrário e trazer para o mundo real os avatares ou representações virtuais dos usuários de redes de relacionamento e games.

A Fabjectory utiliza aplicações 3D e sistemas de modelagem para criar pequenos bonecos, réplicas mais ou menos iguais às formas humanas (ou fantásticas) de residentes do Second Life ou de personagens do Nintendo Wii, criados a partir do Mii channel. Para um resultado final satisfatório, a Fabjectory explica que quanto menos detalhes as roupas e acessórios tiverem, quanto mais padrão o cabelo do avatar for, mais próximo da versão virtual o boneco será, como no personagem do Second Life ao lado. Para ter seu avatar transformado em realidade, um residente do Second Life precisa criar uma galeria de imagens do seu personagem como o maior número de detalhes possível. Isso é feito clicando com o botão direito sobre o avatar e escolhendo Apperance.

Depois, na página da Fabjectory destinada ao Second Life, será preciso fornecer seu nome, nome do avatar e um e-mail de contato. A partir dessas imagens do personagem, a empresa vai produzir imagens 3D do boneco que serão enviadas para aprovação, sem custos para o usuário. Caso o resultado agrade, o usuário deverá pagar entre 99 dólares e 200 dólares pela produção do boneco (mais as despesas de envio), feito de uma mistura de plástico em pó, pigmentos de cor e cola utilizando uma impressora 3D da Z-Corp.

O pagamento é realizado pelo sistema Paypal e o boneco pode ser enviado para qualquer lugar do mundo em até cinco semanas. A Fabjectory informa que se o usuário não gostar do resultado, basta devolvê-lo para ter seu dinheiro reembolsado.Usuários do Nintendo Wii gastarão um pouco menos: 50 dólares para bonecos com cerca de 7,62 centímetros (3 polegadas) e 100 dólares para os de 12,7 cm (5 polegadas). Neste caso, deve-se fazer o upload da imagem do personagem do game diretamente no site da empresa.

Por Nando Rodrigues
Fonte: PC World.

Nenhum comentário: