segunda-feira, 21 de maio de 2007

Festival de Cannes vai para o Second Life

Organizadores de um dos maiores eventos do cinema mundial, preparam 'virtualização' pela internet, inclusive com sua presença no metaverso.

Seguindo uma tendência mundial de virtualização dos grandes eventos, o comitê organizador do Festival de Cannes, anunciou neste final de semana que estão preparando uma versão 3D da premiação no Second Life. Uma ilha está sendo preparada, com diversas salas de exibição e uma reprodução realista da praia de Cannes, além é claro das ruas que circulam o teatro onde são realizadas as premiações.

Já há algum tempo, os participantes e a própria organização do festival tem se utilizado dos meios que a internet proporciona para divulgar democraticamente os eventos em Cannes. Sites como MySpace, YouTube e Flickr são as ferramentas mais comuns para divulgação de artistas, vídeos e fotos do festival, além dos filmes e dos astros que estão na disputa do prêmio. Blogs são também outra ferramenta indispensável pelos organizadores.

Desde o início do ano, no entanto, o comitê organizador do Festival de Cannes tem realizado diversos contatos com a Linden Lab, administradora do Second Life, no intuito de viabilizar uma versão virtual do festivam no metaverso 3D. Prontamente atendida, neste momento Cannes está preparando uma ilha temática, com riqueza de detalhes, onde se reproduzirá a cidade francesa e elementos do famoso festival cinematrográfico que sedia. Haverão nesta ilha, basicamente, salas para exibição autorizada dos filmes concorrentes, ambientação arquitetônica alusiva à cidade de Cannes, e uma reprodução do teatro onde são realizadas as premiações.

O comitê organizador do festival, informa que estará abrindo a 'Ilha de Cannes' nas próximas semanas, com diversos eventos de cinema, incluindo sessões de exibição de filmes atuais e históricos do festival, palestras e oficinas de cinema, inclusive com eventuais presenças de celebridades, além de cursos básicos de atuação e cinematrografia. No entanto, todos estes eventos precederão um evento maior: o Festival de Cannes 2008. A comitê não quis adiantar o que preparam para a época em que o festival será realizado, no próximo ano. Mas avisaram que será algo 'inesquecível' e que atrairá em peso a imprensa mundial, especializada em cinema, para o Second Life.

Com informações da AFP.

Nenhum comentário: