sábado, 26 de maio de 2007

Robin Harper: o Second Life é um "ambiente sem restrições"

Em entrevista realizada por ocasião de sua visita à Portugal, a vice-presidente da empresa que criou o mundo virtual, Linden Lab, destaca potencialidades do Second Life na educação e em outras áreas da vida social.

A vice-presidente da Linden Lab, a empresa que pôs de pé o famoso mundo virtual, diz que o Second Life (SL) tem vantagens no ensino e que estimula a socialização, o empreendedorismo e a criatividade. Não é uma revolução, mas uma "evolução" da Net, diz, em entrevista ao JPN, Robin Harper, que participou na primeira conferência em Portugal sobre o SL, na Universidade de Aveiro.

Quais as vantagens da presença no Second Life de instituições educativas como as universidades e as escolas?
O SL dá aos educadores um conjunto de ferramentas que podem usar para fazer coisas que podem não conseguir fazer no mundo real. Uma das coisas básicas é a ligação a outros alunos de outros locais geográficos: superar a distância na educação é algo fácil de fazer através do SL.

Pode dar exemplos?
As ferramentas do SL podem usar-se para construir cenários para ensino experimental, por exemplo, ou praticar capacidades como a liderança de uma maneira que nunca seria possível com quadros. Podem criar-se simulações de situações da vida real para as pessoas treinarem. Treinar a resposta a ataques biológicos terroristas é o exemplo que costumo usar: é difícil treinar pessoas para saber responder a situações deste gênero, têm de saber fazer triagem de pacientes, movimentar medicamentos. Pode fazer-se no SL porque se pode recriar o cenário completo porque é, basicamente, um modelo físico. Você pode ser extremamente expressivo, seja através da criação de objetos, seja fazendo o "upload" de trabalhos artísticos, construindo uma galeria, ou aprendendo técnicas de entrevista, conhecendo pessoas de todo o mundo e fazendo-lhes perguntas.

Quando o SL foi lançado em 2003, esperavam que fosse tão bem sucedido ou simplesmente uma moda para uma minoria?
Sempre pensávamos grande! O fundador, Philip Rosedale, diz o que objetivo que é construir um site melhor. A ideia era criar um ambiente que eliminasse restrições e desse às pessoas oportunidades que não teriam de outra maneira. E isto é uma ideia bastante grande, sempre pensávamos que fosse universalmente apelativo.

Considera o SL uma revolução na utilização da Internet?
Eu diria que, de momento, é uma evolução. O que trouxe para as comunidades "on-line" é colaboração em tempo real, cara a cara, em 3D. A revolução virá quando conseguirmos descentralizar isto ao ponto de servir para ligar e construir o mundo inteiro.

Como define o SL?
É um mundo "on-line" tridimensional, onde se pode alcançar coisas de formas impossíveis no mundo real. É um mundo virtual para a socialização, para o empreendedorismo, para a criatividade, bastante diferente de qualquer outra coisa alguma vez vista.

Mas tem limites ou nunca terá, porque está em constante desenvolvimento?
Está, definitivamente, em constante desenvovimento. Estamos sempre trabalhanado em duas direções: uma é continuar a melhorar a performance, dado que é um sistema extremamente complexo, há sempre "bugs" e coisas semelhantes para se resolver; outra é procurar constantemente maneiras para melhorar a plataforma. Vamos implantar um sistema de comunicação de voz nos próximos meses, acabamos de anunciar uma nova ferramenta que vai permitir às pessoas melhorar o ambiente com efeitos de luz e mesmo do clima. Introduzimos uma maneira mais simples de construir objetos, tornando mais orgânica a maneira como as pessoas criam.

Pensa que o SL pode conduzir ao isolamento das pessoas do mundo real?
Não penso que isso seja um problema. O SL é um mundo extremamente social. Se passar muito tempo no SL vai fazer novos amigos, ter a oportunidade de se envolver em comunidades globais e não ficará isolado, porque atrás de cada avatar há uma pessoa verdadeira. Em certos horários do dia, o Second Life registra mais de 40 mil pessoas simultaneamente "on-line". Não é isolamento de maneira nenhuma. Se está na Internet e vai a uma página web e está sozinho, podem estar 40 mil pessoas naquela página que não vai saber. Mas se estiver no SL e for a uma loja lá, pode-se ver as outras pessoas que estão interessadas na mesma coisa, pode-se interagir com elas e partilhar as suas ideias sobre os livros, pode começar um clube literário… Pode-se fazer coisas que não são possíveis neste momento na Internet, porque não existe comunicação cara a cara, em sincronia.

A legislação é o maior problema que o SL enfrenta neste momento?
Não estamos lidando com a legislação em si. Estamos debruçados sobre o fato de haver tanto terreno novo para desbravar em que não são claras quais as leis que podem afetar a direção em que as pessoas vão. Não está claro ainda que o podemos dizer aos habitantes que detêm direitos sobre as coisas que criam e que direitos de autor serão respeitados pelo mundo fora. Num mundo ideal, conseguiríamos resolver o problema de forma a dar, à estas pessoas, o máximo de liberdade de expressão possível. Mas o mais importante para nós é manter o SL legal e seguro. Portanto, nas áreas em que temos de trabalhar com autoridades locais, não negaremos apoio.

Por Joana Caldeira Martinho
Fonte: UPorto.

Um comentário:

Anônimo disse...

SL É UMA FARÇA, POIS UM É UM JOGO QUE ENVOLVE INTERESSES, POIS QUE PAGA 1000 LIDENS EM UM DRAGAO QUE PAGUEI NAO PODE USAR QUASE EM LUGAR NENHUM POIS DIZEM QUE DA O TAL DE LAG, O DONO DA ILHA GRINGO ME ESPULSOU NA HORA SÓ DISSE BIG AVATAR ME BLOQUEOU NA SUA ILHA. AI COMPREI UM ROBO QUE SE PAREÇE COM UMA TV DE RODA AI NO BRASIL NA ILHA DE JOVEN PAN FUI OBRIGADO A TIRAR A ROUBA DE RO SENAO SERIA EXPULSO NA ILHA, BOM AINDA TEM MAIS. NA ILHA DO JARDINS TAMBEM COM MEU ROBO T2 FUI OBRIGADO A TIRAR A ROUPA DE ROBO, UMA COISA EU DIGO BRASILEIRO TEM MAIS ENDUCAÇÃO QUE ESTRANGEIROS POIS EM 3 ILHAS FUI BLOQUEADO SEM SABE R PORQUE, AQUI AINDA PENDEM MESMO SENDO CHATO MAIS SL ESTÁ FICANDO CHEIO DE REGRAS, TALVEZ A 1LIFE SEJÁ MELHOR QUE O 2LIFE POIS QUANTO DONO ILHAS CHATOS UM AMIGO MEU SO PORQUE REPETIU A MESMA FRASE EM 3 VEZES FOI CHAMADO ATENÇÃO TA DE MAIS.