quarta-feira, 20 de junho de 2007

Internet entra na onda do 'avatar'

A partir de fotos reais, site cria avatares e animações para serem publicados na Web.

O sucesso do Second Life despertou um interesse crescente por avatares e animações personalizáveis. A exemplo do metamundo, há sites que permitem criar personagens a partir de modelos desenhados, o que produz na melhor das hipóteses uma vaga semelhança com a pessoa retratada. O site Gizmoz.com é uma tentativa de acabar com isso e aproximar ainda mais o avatar de seu ente real. Como? Por meio de um software proprietário, o site cria figuras tridimensionais a partir de uma foto real. Mais ainda: faz animações com os avatares, atribuindo-lhes gestos e expressões faciais.

O mais interessante é que o sistema permite atribuir mensagens aos avatares. O usuário pode usar um microfone e gravar a própria voz, ou escrever um texto numa caixa de diálogo e deixar que uma voz gravada interprete a mensagem. Aqui, um senão. Como o idioma original é o inglês, mensagens em português acabam saindo com um forte sotaque ianque. Mas nada que estrague a diversão.



Pontos grátis

Como no Second Life, o lucro é tirado da venda de moeda virtual e objetos. Por enquanto, a moeda, no caso pontos, são dados de graça para a criação de até cinco avatares. Há itens gratuitos, como roupas e acessórios, para incrementar o avatar de graça. Depois, é só escolher onde publicá-lo: blog, página pessoal, fórum e por aí afora. Os avatares ficam gravados no site, ou seja, são públicos. Contudo, as animações podem ser gravadas no computador do usuário.Outro recurso é criar uma secretária eletrônica, uma mensagem interpretada por um avatar e que recebe mensagens de terceiros.

Por Marlos Mendes
Fonte: O Dia.

Nenhum comentário: