quarta-feira, 20 de junho de 2007

Jornal mexicano abre filial no Second life

O jornal mexicano "Excelsior" se tornou o primeiro no mundo a inaugurar um filial no Second Life (SL), a comunidade virtual mais famosa da internet, informou a publicação nesta terça.

"Há muitos veículos que entraram neste mundo com produtos especiais (como o 'Bild' e 'The Guardian'), mas o jornal mexicano é o primeiro a disponibilizar infra-estrutura e um grupo de repórteres para realizar coberturas como as que diariamente acontecem no mundo real", declarou o "Excelsior". Além disso, o jornal levará para as páginas impressas informações "sobre o que acontece no mundo virtual". Em breve o jornal também compartilhará seu conteúdo com os usuários do Second Life, onde desde janeiro existe um México virtual.

O "Excelsior" criou um avatar, como são conhecidos os personagens do SL, chamado Hacker, o seu repórter virtual. "Temas como a chegada da IBM ao SL, movimentos no Chile e na Venezuela virtuais, a inauguração da embaixada da Suécia (primeiro país a abrir escritórios no Second Life), assim como a Iusacell (primeira empresa mexicana a investir na comunidade) foram assuntos das matérias publicadas", diz o jornal.

O edifício virtual da publicação terá uma redação na qual os repórteres poderão escrever suas matérias e abrigará "mesas-redondas, conferências e painéis de discussão com personalidades do mundo real transformados em avatares", afirma o "Excelsior". A estrutura será parecida com a sede real da publicação na capital mexicana.

O SL foi criado em 2003 pela empresa americana Linden Lab, de San Francisco. Dados da companhia apontam que existem mais de 32 mil mexicanos usando esta plataforma, os quais gastam, em média, quatro horas por dia neste universo virtual. O Second Life começou com poucos hectares de terreno virtual, que foram vendidos a "moradores" que usaram Linden (moeda deste universo), divisa que pode ser trocada por dinheiro real.

Empresas reais como Toyota, Nike, L'Oréal, Calvin Klein, General Motors (GM), Reuters e a Playboy operam neste mundo da internet, habitado por mais de seis milhões de pessoas.

Fonte: EFE.

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