segunda-feira, 18 de junho de 2007

Site coloca Second Life em 10º lugar, em ranking de mundos virtuais

O portal GigaOM falta com a verdade quando alega que o metaverso da Linden Lab possui apenas 500 mil usuários ativos. Os objetivos da pesquisa podem ser outros.

Observamos, na última quinta-feira, uma postagem no blog da Superinteressante, de autoria do nosso colega Paulo Burgos, baseada nos resultados de uma pesquisa realizada e publicada pelo site GigaOM. Isentando Burgos das declarações deste portal, resolvemos publicar o texto abaixo, que apenas traduz o que foi dito. Acompanhe:

"Apesar de toda a falação, o Second Life é apenas o 10º mundo virtual com maior número de usuários ativos, que freqüentaram o programa no último mês. É o que revela hoje uma pesquisa do antenadíssimo site GigaOM. Com seus 500 mil usuários de verdade, o SL é provavelmente o “jogo” 100% adulto mais popular, mas mesmo assim fica um bocado atrás de World of Warcraft, que ainda por cima é pago. Confira a lista:

1º World of Warcraft – 8,5 milhões de usuários. Orcs, humanos e mais dezenas de monstros se degladiando neste mundo, com gráficos e interace maravilhosos, mas que tem uma mensalidade (15 dólares). Só na China há 4 milhões de jogadores. O supra-sumo dos MMORPG (sigla em inglês para RPG massivo para vários jogadores online, na minha tradução livre)

2º Habbo Hotel – 7,5 milhões de usuários únicos por mês (mais de 60 milhões de cadastros). Esse é um chat ultravitaminado, com um ambiente em flash que lembra vagamente o South Park. Há uma meia-dúzia de joguinhos e pistas de dança, roupas para comprar e móveis para decorar seu quarto, mas o objetivo é fazer a molecada conversar – o Habbo é voltado para adolescentes.

3º Runescape – 5 milhões de usuários. Outro MMORPG, meio feio, mas com a enorme vantagem de rodar diretamente no browser. A conta básica é de graça. Vários brasileiros participam desde 2001, quando foi lançado.

Para não alongar muito (outra hora falo dos concorrentes do SL), os outros são, pela ordem: 4º Club Penguim – 4 milhões, para crianças; 5º Webkinz – 3,8 milhões, surreal mundo para crianças que envolve bichos de pelúcia; 6º Gaia Online – 2 milhões, para adolescentes, meio MySpace; 7º Guild Wars – 2 milhões, RPG coreano; 8º Puzzle Pirates – 1,5 milhões, baseada em joguinhos diversos, com avatares parecendo playmobil, 9º Lineage – 1 milhão, outro RPG coreano, bastante popular no Brasil.

10º Second Life – 500 mil. Mas acho que tem mais potencial. Há vontade de várias empresas de que existam cada vez mais pessoas, muito dinheiro é movimentado, então acredito que o SL vai subir nessa lista razoavelmente rápido. O que impede é o absurdo requerimento de computador – nem todo mundo tem máquina pra rodar o negócio bem. Por outro lado, há gente que acha que virão outros mundos como o SL, só que melhores e mais acessíveis, para concorrer. O que vocês acham?"

Por Pedro Burgos
Fonte: Superinteressante.

[Opinião do Mundo Linden]
O site GigaOM, baseando-se em sua matéria publicada no resultado da pesquisa, atesta que a Linden 'inflaciona seus números'. É óbvio para nós que o autor da pesquisa, Blake Snow, possui sérias restrições pessoais ao Second Life, pelo que se constata no tom da sua declaração. A matéria dele tem dois objetivos simples: glorificar o World Warcraft e menosprezar de vez o SL.

Dizer que o metaverso da Linden possui apenas 500 mil usuários ativos é, no mínimo, uma tolice irresponsável e sem tamanho. De fato, o Second Life possui uma base ativa de 1.700 mil usuários aproximadamente, o que o coloca em 7ª posição. Porém, em virtude dos dados inconsistentes apresentados acima, não se deve levar como verídicas tais informações.

Curiosamente, o post de Blake Snow já possui muitas dezenas de comentários repudiando e desaprovando sua matéria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além disso..

WoW é jogo, MMORPG, chame como quiser.

SL é simulador, só.

São categorias diferentes.