sexta-feira, 6 de julho de 2007

Empresa brasileira se especializa em atendimento online pelo Second Life

A Alkes Contact, prestadora de serviços de atendimento via internet, viu no Second Life uma oportunidade para diversificar sua atuação.

O mundo virtual de Second Life é uma das maiores e mais persistentes ondas de mercado dos últimos tempos. Do início do ano para cá, um sem número de empresas anunciou sua entrada no universo sintético. A questão é: quem vai atender os clientes nesses escritórios virtuais.

A Alkes Contact, prestadora de serviços de atendimento via internet, resolveu responder a essa demanda. Nascida dentro da Direct Talk em janeiro de 2006, a empresa hoje é parceira da antiga incubadora. Especializada em web, a empresa viu no Second Life uma oportunidade para diversificar sua atuação. "Percebemos que nossa equipe tinha um perfil diferenciado, pessoas com ensino superior e bom conhecimento de internet", explica Thiago Leomil, responsável pelo marketing e um dos sócios da Alkes.

A partir dessa constatação, a empresa começou a preparar sua equipe. O primeiro projeto é para atendimento na agência da Credicard Citi dentro do mundo virtual. Diariamente, das 18 às 24 horas, a avatar-atendente Tati Gentil recebe os habitantes interessados em mais informações, nem sempre sobre a empresa. Leomil estima que 80% das questões sejam sobre suporte técnico. "As pessoas perguntam como fazem para voar, para se teleportar", afirma. Ele acredita que, como o objetivo principal das empresas que entram no Second Life é divulgar sua marca, esse tipo de suporte é um serviço muito bem vindo. Tati Gentil faz entre 50 e 100 atendimentos por dia.

Cabeça nas nuvens, pés no chão

"Ainda não dá para falar em retorno de investimento quando o assunto é Second Life", afirma Leomil. O executivo lembra que o mundo virtual é só mais uma entrada de marketing, que não substitui as outras. "O investimento vem de empresas com faturamento alto, que têm interesse em aparecer no maior número possível de mídias", diz. "Se você tem dúvida entre investir em uma revista, em um site ou no Second Life, meu conselho é: invista na revista". Segundo Leomil, apesar do hype, o Second Life ainda é a última forma de se divulgar uma marca.

Ao mesmo tempo em que demonstra ter os pés no chão, sem entrar na onda de frenesi em torno do mundo virtual, Leomil sonha com novas possibilidades. "O Second Life é a primeira grande ferramenta a utilizar a tendência de web 3D", afirma.

Fonte: Consumidor Moderno.

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