quinta-feira, 5 de julho de 2007

Metaverso: sua segunda vida
Por Jean Liberatto*

Metaverso é um termo contemporâneo que traduz a existência de um Universo dentro de outro. No cinema e na literatura temos como referência algumas obras que traduzem isso para uma linguagem um pouco mais compreensível.

Hoje inauguramos este novo espaço no Diário On-Line, onde teremos a possibilidade de discorrer acerca de um assunto novo e extremamente interessante, sob todos os aspectos. Estou focado em trazer para os leitores do Portal a análise e cobertura do cotidiano no universo simulado chamado Second Life. Trata-se de um assunto que está em evidência na mídia e muitas pessoas já interagem com esse sistema, que simula a vida em sua plenitude, através de um programa de computador, semelhante a um jogo, porém extremamente fiel às relações humanas que norteiam a nossa primeira existência.

Por que Metaverso? Metaverso é um termo contemporâneo que traduz a existência de um Universo dentro de outro. No cinema e na literatura temos como referência algumas obras que traduzem isso para uma linguagem um pouco mais compreensível, como por exemplo “2001: Uma odisséia no Espaço”, do saudoso Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, onde um computador dotado de inteligência artificial deseja dominar os humanos, numa alusão a dependência total das máquinas; a obra literária “Admirável Mundo Novo”, do brilhante Aldous Huxley que retrata uma sociedade perfeita, ou quase isso, sustentada num forte sistema de castas sociais mantidas artificialmente pela ciência e pela medicina; ou ainda, numa linguagem mais atual e contemporânea, a trilogia cinematográfica Matrix, dos jovens diretores os irmãos Wachowski, onde criam um universo com duas realidades totalmente interdependentes, que interagem através de um poderoso sistema de computadores interligados em rede.

E o que isso tem haver com a nossa vida real?

Tudo! Pasmem amigos leitores, mas todos os ensaios literários e cinematográficos que imaginaram uma realidade paralela estavam cobertos de razão. A segunda existência já é possível!

Mas isso é bom ou ruim?

Com certeza, para mim é excelente, pois sou um entusiasta das novas tecnologias, ainda mais quando esta tecnologia nos permite aproximar pessoas e criar ambientes de integração social plena. Imaginem isso sem a necessidade do deslocamento físico e com um apelo visual fantástico criado através de uma realidade virtual, acessível para a grande maioria das pessoas. Sem custos e acima de tudo intuitiva, permitindo ao usuário inexperiente que desenvolva todas as suas capacidades de integração e relacionamento de forma lúdica e direta.

Esse Metaverso já existe e é bem representado pelo sistema de integração pessoal chamado Second Life, muitas vezes confundido com um simples jogo de computador, porém, oferecendo muito mais do que isso. Exatamente neste momento em que escrevo para vocês, existem 7.765.519 usuários registrados no sistema ao redor do mundo real. E desses usuários 1.766.092 conectaram-se ao sistema nos últimos 60 dias, realizando operações virtuais de comércio e entretenimento que movimentaram exatamente USD$1.768.000,00 reais nas últimas 24 horas!

Ou seja meus amigos, a Internet ganhou uma plataforma virtual que simula ambientes reais e aproxima pessoas, favorecendo todas as relações possíveis de relacionamento, desde a simples conversa sem maiores intenções, até grandes operações comerciais já realizadas na Internet Clássica, também conhecida como Internet 1.0.

O Second Life permite que as pessoas vivam uma segunda existência, sem a necessidade de vincular sua primeira existência a esta nova “vida”, sem vínculos reais com os paradigmas e dificuldades da vida comum e ainda dando asas a imaginação para que todos empreendam seus projetos mais complexos sob uma nova ótica, com investimentos não tão expressivos quanto na vida real. Um verdadeiro tubo de ensaio da existência humana, que reflete em seu metaverso todas as genialidades e mazelas da vida real, com a graciosidade de uma experiência onde a pessoa mergulha conscientemente no sistema, fazendo um paralelo ao filme Matrix, aceita e consome a “pílula vermelha” sendo inserido numa segunda oportunidade de viver tudo aquilo que sua imaginação permitir.

Lógico que tudo aquilo o que é consumido em demasia, pode ter efeitos colaterais nada agradáveis. Para isso aconselho a todos consumirem o Second Life com moderação, pois é algo extremamente empolgante. Este apelo de integração que fascina milhões de usuários do Second Life, levou o mundo coorporativo a investir fortunas em campanhas, estratégias e soluções para aperfeiçoar ainda mais este novo Universo criado e desenvolvido por uma empresa norte americana chamada Linden Lab, de propriedade do ex-programador e desenvolvedor do Real Vídeo, Philipp Rosendale.

Em meados de 1999, Rosendale concebeu sua criação e procurou parceiros para investir neste mundo virtual, porém, todos céticos, não acreditavam que o sistema seria algo além de um grupo de fanáticos por computação, verdadeiros “nerds” viciados em informática. Com suas economias, ele investiu cerca de 1 milhão de dólares no desenvolvimento de sua obra prima. Atualmente o Second Life e sua empresa Linden Labs estão avaliados em mais de um bilhão de dólares de acordo com investidores e agências de rating internacionais, devido a sua grande capacidade de comunicação e manutenção da atenção do usuário que passa, em média, de 2 a 4 horas conectado ao sistema diariamente e tem um perfil de consumo muito atrativo, com padrões mundiais próximos a 32 anos de idade, em média, e capacidade de consumo equivalente a classe média alta brasileira.

No Brasil, pode-se adquirir gratuitamente o software pela parceria da empresa Kaizen Games com o Portal IG, através do endereço www.secondlifebrasil.com.br. Ao ingressar no sistema simulatório, você cria um novo corpo para seu personagem no mundo 3D (chamado Avatar) e assim como todos os novos usuários brasileiros, receberá atenção especial em nosso idioma, através do contato com usuários experientes (chamados Life Helpers) que trabalham para a disseminação do conhecimento e de experiência, explicando como interagir facilmente com o sistema através de aulas e cursos ministrados internamente, com recursos áudio visuais e tutorias práticos, que ensinam os novatos a trocarem de roupa, escolher o melhor corte de cabelo, construir, comprar e vender objetos, entre inúmeras outras formas de customizar sua segunda vida neste mundo cheio de oportunidades reais que abre suas portas para nós, através da chamada Internet 2.0.

*Jean Liberato (Avatar: Liberato Lindman), 32 anos, é formado em Direito. Gerente de Negócios da Studiografics, empresa especializada em construção 3D e mídia digital; também é consultor empresarial, especializado em ações e estratégias empresarias dirigidas ao ambiente simulatório do Second Life. E-mail: jeanliberato@gmail.com

Fonte: Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário: