segunda-feira, 2 de julho de 2007

Polícia do Canadá recruta novos oficiais através do Second Life

Intenção do Departamento de Polícia de Vancouver é incorporar experts em web e internet para formar sua equipe contra os praticantes crimes virtuais.

No mês passado, a Departamento de Polícia de Vancouver (VPD) ministrou um seminário de recrutamento no Second Life. Você ouviu bem: recrutamento de oficiais da lei através do mundo virtual da Linden Lab. Segundo o VPD, a idéia é alcançar uma geração de usuários com extremos conhecimentos em web e internet. Se eles também adotaram o Second Life, então sabem pelo menos em nível intermediário como funcionam os mundos virtuais e outras formas de 'cyber-crimes'. Neste sentido, serão fundamentais no rastreamento dos criminosos da rede mundial, diz o VPD.

Como muitas outras iniciativas no Second Life, essa mobilização parece ser um exercício de RH muito caro, em vista dos investimentos que a Polícia de Vancouver fez no metaverso. De todo modo, o inspetor Kevin McQuiggin, chefe da Divisão de Crimes Digitais do departamento, cita inúmeras possibilidades em se utilizar 'agentes avatares' dentro do grid, para tentar identificar criminosos que utilizam o Second Life para, por exemplo, indicar pontos de venda de drogas ou praticar pedofilia digital.

"Qualquer nova forma de mídia digital, que possibilite a comunicação entre criminosos, é do nosso interesse. É interessante, pois já estamos recebendo relatos de crimes praticados pelos canadenses, dentro de mundos virtuais e principalmente no Second Life", considera McQuiggin, que acrescenta: "Onde o crime ocorre? Onde está o suspeito? Onde está a vítima? Nós queremos um convênio com a Linden Lab no sentido de nos fornecerem, sempre que chamados, os IPs dos usuários contraventores dentro do nosso território. E a empresa está sendo bem receptiva à nossa iniciativa. Em breve, pelo menos no Canadá, o Second Life não será mais 'terra de ninguém", avisou o inspetor.

Esta declaração indica algo que já está se tornando conhecido de todos: a Linden Lab está abrindo o grid para ações dos governos dos diversos países em que possui usuários. No Brasil, ainda não se tem notícia sobre departamentos de polícia nacionais que estão organizando divisões de ação dentro do Second Life. Até por que o metaverso é relativamente recente no conhecimento dos brasileiros. Contudo, já está se espalhando pela mídia como 'a nova forma de internet', atraindo milhares de novos interessados todos os dias. É apenas uma questão de aparecerem relatos de crimes virtuais realizados por brasileiros. Ou será que já não estão acontecendo, agora mesmo?

Com informações da ZDNet.com

Nenhum comentário: