segunda-feira, 2 de julho de 2007

Gartner: TI verde e Second Life são oportunidades para empresas

Em relatório, o Gartner aponta algumas tecnologias de consumo que os CIOs devem ficar de olho e em quanto tempo elas devem amadurecer. Nos próximos três anos, as apostas serão em web e mundos virtuais como o Second Life.

Daqui três a cinco anos, os funcionários cobrarão atitudes de suas empresas em relação a políticas de TI verde e mundos virtuais. Esses são exemplos do que o Gartner chama de "tecnologia de consumo", que foram inicialmente elaboradas para o usuário final, mas que no longo prazo afetarão o modo como as empresas irão consumir TI no futuro. O instituto de pesquisas recomenda que os CIOs encarem o impacto da experiência dos usuários como oportunidades para inovação.

Em relatório, o Gartner aponta algumas tecnologias de consumo que os CIOs devem ficar de olho e em quanto tempo elas devem amadurecer. Nos próximos três anos, as apostas serão em web e mundos virtuais como o Second Life. Aplicativos na área de produtividade pessoal e mashups trarão para o ambiente corporativo provedores não tradicionais, como Google e Yahoo.

Ainda na área de colaboração, a tendência é que ocorram cada vez mais reuniões em videoconferência no desktop e que o trabalho ocorra tanto em casa quando no escritório, sendo que os funcionários carregarão seus padrões e aplicativos em dispositivos portáteis, como pen drives ou iPod

Nos próximos três a cinco anos, a previsão do Gartner é que as empresas serão afetadas por mundos virtuais, como o Second Life, principalmente para atividades de marketing e colaboração remota, por exemplo, na área de design.

Por sua vez, a preocupação com o meio ambiente levará os funcionários a ter expectativas com relação à TI verde. Como conseqüência, a área de TI exigirá relatórios mais detalhados sobre as compras de equipamentos e a estrutura do data center quanto à emissão de poluentes e consumo eficiente de energia.

Para daqui cinco anos ou mais, o Gartner sugere atenção para aplicações de "augmented reality", uma camada de informação digital com sensores de identificação para localização e orientação do usuário. Um exemplo típico é o GPS, mas há oportunidades em manufatura, por exemplo com a identificação de um supervisor que caminha pela linha de produção.

Fonte: INFO Corporate.

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