terça-feira, 28 de agosto de 2007

Caio Túlio Costa: inovação e criatividade são "palavras-chave" no universo 2.0

"Não adianta replicar no Second Life outros conteúdos. E isso é o que todo mundo tem feito", ressaltou o diretor-presidente do iG.

"Inovação e criatividade são "palavras-chave" no universo 2.0"... Pelo menos foi o que garantiu Caio Túlio Costa, diretor-presidente do iG, umas das empresas que investiu na "localização" do Second Life, durante a sua participação no debate que marcou a estréia da Cidade do Conhecimento no metaverso.


Segundo Costa, a mídia tradicional criou muita expectativa diante da inovação e afirmou que a produção de conteúdo para um ambiente 3D precisa ser diferenciada. "Não vamos dar conta das expectativas. O maior problema é que usamos a mídia internet transpondo para ela o modo tradicional de se fazer jornalismo", explicou o executivo durante o bate-papo.

"Não adianta replicar no Second Life outros conteúdos. E isso é o que todo mundo tem feito", ressaltou Costa. Ele ainda explicou em sua apresentação que, embora seja clichê, é preciso entender esse novo cenário interativo: "Temos de conviver com isso e descobrir como utilizar", enfatizou. "E isso serve para nós jornalistas e educadores", completou.

De acordo com o executivo, o site de jornalismo colaborativo Minha Notícia é um dos canais mais acessados do portal iG, mesmo sendo composto, basicamente, de material enviado pelos leitores. Ele ressaltou algumas características desse conteúdo, como falta de apuração e credibilidade, mas não descartou em nenhum momento a necessidade de manter em um portal esse tipo de comunicação com o internauta.

Ele finalizou sua participação na mesa de debates alertando o quão importante será não aplicar no Second Life os mecanismos tradicionais e terminou deixando um recado: "A comunicação mudou e o momento revolucionário é esse".

Origem: iG / Second Life Informa.

Nenhum comentário: