sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ilha Vestibular Brasil reúne mais faculdades brasileiras no Second Life

A iniciativa da Ilha Vestibular Brasil é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as empresas Garcix Inovações e Cafeína Estúdio de Criação. O projeto será lançado oficialmente no dia 11 de setembro.

O mundo educacional brasileiro aposta no Second Life, universo paralelo virtual e de dimensões tridimensionais que simula os aspectos da vida real e onde as pessoas podem habitar com personagens (o chamado "avatar"). Foi criada no ambiente Second Life a Ilha Vestibular Brasil, espaço destinado a reunir as principais instituições de Ensino Superior e ser ponto de encontro da tribo acadêmica. A ilha tem 65 mil m2, ofertando inicialmente lotes de 256m2 gratuitos para os interessados. Espaços maiores que estes, no entanto, são vendidos. Já está instalada na ilha a Fanor - Faculdades Nordeste (Fortaleza), estando confirmadas presenças de instituições como a Anhanguera Educacional, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), o Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG), entre outras (ver lista completa ao final do texto).


A iniciativa da Ilha Vestibular Brasil é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as empresas Garcix Inovações e Cafeína Estúdio de Criação. O projeto será lançado oficialmente no dia 11 de setembro, às 18h30min, na sede da ABMES, em Brasília. A Ilha Vestibular Brasil é como um condomínio, tendo ruas e lotes onde cada centro educacional pode construir seus prédios e oferecer os seus serviços, como informações sobre a instituição, cursos on line, brindes virtuais e etc. Para os que acreditam no sucesso da união entre educação e Second Life, o ambiente virtual vai além de um meio de comunicação, é sim mais um espaço para a atividade ensino-aprendizado, ao possibilitar a interação entre as pessoas. O idealizador do empreendimento virtual Ilha Vestibular Brasil é o professor Maurício Garcia, especialista em gestão educacional que já atua há mais de 20 anos no Ensino Superior e que é também proprietário da Garcix Inovações, empresa criada no intuito de produzir propostas inovadoras para o ambiente educacional. No Second Life, no entanto, o avatar (personagem) de Garcia é o Mgar Magneto.

Segundo Maurício Garcia, a Ilha Vestibular Brasil é um principalmente um espaço destinado para quem quer fazer uma faculdade. "As pessoas poderão interagir conhecendo escolas e pessoas por todo Brasil, facilitando assim o processo de escolha de onde estudar", disse ele. A Ilha terá cinco ambientes em comum: a praça central (espaço de convivência); o centro de convenções (auditório e salas de aula); a feira de profissões, onde as pessoas poderão obter informações sobre as carreiras existentes; a Escola Wiki de Objetos e Scripts do Second Life, no qual pode-se aprender e ensinar livremente a se criar coisas no universo virtual; e a balada, contendo quatro ambientes diferentes com música ao vivo.


Saiba como encontrar a ilha - Dentro do universo do Second Life, você faz uma busca por "vestibular", "universidade" ou "faculdade" e a Ilha Vestibular Brasil surge como retorno dessa busca. Ou simplesmente clique neste link.

Sobre a Fanor - A Fanor foi fundada em 2001, em Fortaleza (CE), conta com cerca de 3.200 alunos em 12 cursos de graduação e nove de pós-graduação. A instituição apresenta como diferencial proporcionar experiências que contribuem para a formação profissional e intelectual de seus alunos, de forma a desenvolver competências exigidas pelo mercado.

Instituições confirmadas na Ilha Vestibular Brasil - Anhanguera Educacional; Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC; Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG, Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte, Centro Universitário Radial, Centro Universitário UNA, COC Sstema de Ensino, Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, Faculdades Nordeste - Fanor, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV/SP, Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Senac São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Tuiuti do Paraná.

Ilha Vestibular Brasil: Perguntas e Respostas

Qual o objetivo da criação da Ilha Vestibular Brasil?
Oferecer um espaço virtual, em 3D, que pretende reunir as principais faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. Diversas instituições já confirmaram a sua presença no projeto, como a Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo), o Centro Universitário UNA (Belo Horizonte), o Centro Universitário Monte Serrat (Santos) e o Centro Universitário Radial (São Paulo).

Qual a visão do empreendimento Ilha Vestibular Brasil?
A visão do empreendimento é que o local seja uma referência virtual como ponto de encontro de professores, alunos e futuros alunos. Assim, as pessoas poder interagir de uma forma muito intensa, andar pelas suas dependências, conhecendo escolas e pessoas por todo Brasil, facilitando o processo de escolha de onde estudar.

Quais as características do ambiente Ilha Vestibular Brasil?
A Ilha Vestibular Brasil é um espaço de 65 mil m², onde existem ruas e lotes. É como se fosse um condomínio. As escolas têm seus lotes nesse espaço e lá constroem seusprédios e salas.

O que é preciso para as instituições "habitarem" a Ilha Vestibular Brasil?
Basta que elas queiram, pois estão disponíveis lotes de 256 m², gratuitos. Mesmo para essas que pagam, se forem associadas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), estão previstas condições especiais, já que o projeto firmou um convênio com essa entidade. A própria ABMES já tem a sua área alocada na Ilha Vestibular Brasil.

O que a Ilha Vestibular Brasil oferece para os seus "inquilinos" e para os seus visitantes?
Cada faculdade fica livre para fazer a sua oferta aos visitantes. Serão oferecidas informações sobre os cursos, dados da instituição e brindes virtuais (camisetas, sacolas, motos, etc..), além da possibilidade de participar de aulas e atividades didáticas no ambiente, tanto para alunos atuais como para os futuros alunos. A Ilha, por sua vez, terão alguns ambientes comuns que poderão ser usufruídos por todos. Basicamente são 5 espaços comuns: praça central (espaço de convivência, local por onde se chega na ilha); centro de convenções (salas de aula, auditórios etc.), feira de profissões (informações sobre as carreiras), Escola Wiki de Objetos e Scripts do Second Life (local aonde se pode aprender e ensinar livremente como criar coisas no Second Life) e balada (espaço com 4 ambientes e música ao vivo).

Qual o tipo de pblico ao qual a ilha quer atingir?
Pessoas que querem fazer um curso superior e estão em processo de decisões de onde estudar. A Ilha Vestibular Brasil é uma produção da Cafeína Estúdio & Garcix Inovações, a qual está encarregada pela ABMES de toda parte operacional do projeto. Lançamento oficial, dia 11 de setembro, às 18h30, no Auditório Victorio Lanza, sede da ABMES, em Brasília (DF). Expositor: Maurício Garcia MGAR Consultores | Transmissão vivo para a Internet pelo site da associação. Telefones: (11) 3589-7639 e (11) 5181-4988.

Origem: Segs.com.br | Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: