quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Sob efervescência, USP inaugura incubadora no Second Life

Debate entre intelectuais e profissionais coloca no ar auditório da Cidade do Conhecimento 2.0.

Se o evento de lançamento durou mais de nove horas, entre debates, divagações filosóficas e provocações de profissionais das mais diversas áreas, é sinal de que há muito a aprender sobre o assunto. O projeto Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), que ganhou versão 2.0 nesta terça-feira, 28, chegou ao Second Life envolto no tipo de ambiente que pretende incentivar: a inquietação.

Um grande auditório na ilha Mosaico (teleporte aqui) é a sede da primeira incubadora digital brasileira. A idéia é que, a partir de projetos experimentais, sejam criados conceitos viáveis economicamente. "Buscamos exatamente essa união entre academia e iniciativa privada", afirma o diretor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz. Parcerias são o cerne do projeto. O terreno no Second Life foi doado pela Kaizen Games, empresa que distribui o jogo no Brasil, e o auditório cedido pela University of Southern Califórnia (USC), dos Estados Unidos.

A própria união de forças já mostra a mudança de paradigma em torno da exploração do Second Life no Brasil, até hoje marcada apenas por marketing vazio e empresas com mentalidade primitiva. "Somar forças é a grande lição dada pelas redes sociais", afirmou no debate o arquiteto Sergio Bicudo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mas não se sabe ainda aonde o conceito de metaverso levará e que novas relações (se é que haverá) serão criadas na sociedade a partir do ambiente 3D. "Antes de ter preconceito e criticar, é preciso apalpar, explorar as possibilidades", disse no lançamento a pesquisadora Maria Lúcia Santaella, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC-SP. "Estamos diante de algo que não conhecemos e a universidade precisa ter a humildade de tentar", afirmou Gilson Schwartz.

O evento na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP marcou também os sete anos do projeto, com o seminário "Da Web 2.0 ao Capitalismo 3.0". O evento também teve participação do editor-chefe de Conteúdo Digital do Grupo Estado, Marco Chiaretti.

Outras seis universidades brasileiras participam da Cidade do Conhecimento 2.0: PUC-SP, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade Casper Líbero, Universidade de Santo Amaro (Unisa) e Mackenzie. O lançamento foi transmitido ao vivo no Second Life e pelo site da USP com tecnologia IPTV, de televisão pela Web.

Escrito por Lucas Pretti, do Estadão.com.br

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