sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ensino Superior aposta no Second Life

Saem as empresas, entram as faculdades. Agora é a Unis-MG, de Varginha, que promove ação educacional no metaverso eletrônico da Linden Lab. Nunca o Second Life registrou tantos investimentos de instituições educacionais, em tão pouco tempo.

Já imaginou um ambiente virtual reproduzindo a realidade? Um mundo com ruas, prédios, cidadãos, instituições e negócios? Parece cinema, principalmente do filme Matrix, mas essa é a proposta do Second Life (segunda vida, em português). O que era para ser apenas uma “febre” na internet, a exemplo do Orkut, o Second Life se mostrou uma ferramenta extremamente eficiente para consolidação de instituições.


E o Centro Universitário do Sul de Minas também está nesse mundo virtual. Alocado na Ilha BH, inaugurada no dia 2 de agosto, o Unis foi a primeira instituição de ensino superior do estado a se instalar no programa. No prédio virtual do Unis, os usuários podem visitar o auditório e assistir um vídeo institucional.

No ambiente virtual do Unis é possível realizar aulas, seminários e palestras. Segundo o professor Stefano Barra Gazzola, reitor do Unis, o Second Life oferece novas oportunidades de ensino e promove a interação entre universidade e a sociedade. “O ambiente é livre e todos os usuários do programa podem visitar”, ressalta.

Para o professor Tomas Dias Sant’Ana, gestor da Educação a Distância do Unis, o fato do programa simular a realidade permite a interação de diversas pessoas ao mesmo tempo. “Os recursos visuais disponíveis recriam as instalações reais facilitando o contato entre ministrante e platéia, e isso é mais um recurso que pode ser utilizado no ensino a distância”.

Embora chamado de “jogo”, o Second Life deve ser visto como uma ferramenta de marketing, de comunicação, de educação e de negócios. O professor Fabrício Pelloso Piurcosky, coordenador do curso de Ciência da Computação do Unis destaca que o programa abrange tudo que os usuários de internet gostam, pois em um único espaço congrega o bate-papo, mensagens instantâneas, relacionamentos e um mundo a ser descoberto.


O universitário Wariston Fernando Pereira, do 8º período de Ciência da Computação do Unis, concorda com essa opinião. Nesse mundo virtual, o estudante é o “WarZ McMillan” e passa cerca de 6 horas por dia explorando as possibilidades do programa. “É um mundo novo, onde se pode fazer coisas cotidianas como visitar uma loja, até inusitadas como voar e teleportar-se de um local para outro”, completa.

O projeto do Unis no Second Life, prevê uma integração do programa ao ambiente de aprendizagem da educação a distância e a criação de cursos ministrados no mundo virtual. “A instalação do Unis no universo virtual confirma nossa principal característica, o pioneirismo. Fomos pioneiros em internet e em Educação a Distância no Sul de Minas, e agora, aderimos a essa nova forma de interação e transmissão de conhecimentos”, finaliza o professor Stefano Barra Gazzola. Saiba mais sobre a instalação do Unis no Second Life em seu website oficial.

Press release: Francisco José Pereira - MTB 11.927
Assessoria de Comunicação Social . comunicacao@unis.edu.br
Centro Universitário do Sul de Minas - Unis . www.unis.edu.br

Varginha . Minas Gerais . CEP 37010540
Fone: (35) 3219 5000 - Fax: (35) 3219 5251

Nenhum comentário: