quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Linden Lab inicia a verificação da idade dos residentes do Second Life

Todos os usuários deverão informar alguns de seus dados reais, para que continuem tendo acesso irrestrito à todos os territórios do metaverso.

A Linden Lab está promovendo o aperfeiçoamento da segurança em seu mundo virtual, introduzindo um sistema de verificação de idade, chamado Identity Verification (IDV), que será empregado com todos os residentes inscritos. O IDV foi projetado para interromper parcialmente o uso do grid principal pelos usuários com menos de 18 anos, interditando seu acesso à locais com conteúdo adulto ou material inapropriado. Este sistema, que utiliza uma tecnologia de verificação de identidade, chamada "Integrity", foi desenvolvido pela companhia Aristotle, especializada em serviços de verificação de dados online.

Robin Harper, vice presidente de marketing e desenvolvimento comunitário da Linden Lab, disse que "este é um passo importante e necessário no desenvolvimento do Second Life". Ela explica que a adição deste sistema, de inclusão de dados reais, permite que a companhia tenha uma melhor estatística sobre o perfil de seus usuários, além de oferecer uma maior confiança à toda comunidade virtual.

A assinatura do IDV é voluntária. Contudo, proprietários de terras estão sendo incentivados a restringir o acesso às suas áreas somente para inscritos neste programa, evitando assim que menores tenham contato com conteúdo adulto em seus territórios. Residentes que assinam o IDV irão incorporar detalhes pessoais, tais como "driver license" (nos EUA), ou RG (no Brasil - ainda não confirmado), na seção "meu cliente" do site oficial do Second Life. Estes detalhes serão então comparados com a base de dados pública, relevante em cada país. A inscrição, uma vez aprovada pelo IDV, dá "sinal verde" para acesso à regiões restritas.

Segundo a gestora do Second Lide, os dados fornecidos pelo usuário não ficarão retidos na Linden Lab. Serão utilizados apenas no processo de verificação de idade, realizada uma só vez. Em seguida os dados são descartados, preservando a privacidade do residente no mundo real. Por enquanto, o sistema IDV está funcionando na versão beta grid do Second Life e só pode ser utilizado por donos de territórios. Contudo, a Linden Lab informa que em breve estará ativando a verificação de idade em todas as ilhas do grid principal do metaverso.

Clique aqui, para obter maiores informações.

Nenhum comentário: