domingo, 26 de agosto de 2007

Ricardo Newton inaugura coletânea de suas obras no Second Life

“Os Eternos Totens Urbanos” completa com chave de ouro ciclo iniciado em 1986, no Rio de Janeiro e lança um modelo inédito no Brasil.

Neste domingo, dia 26 de agosto de 2007, às 16 horas, o Second Life vai ser o palco de um evento diferente: uma coletânea de arte do renomado pintor carioca Ricardo Newton, que decidiu fazer uma retrospectiva dos seus trabalhos dos últimos 21 anos de forma inovadora, aproveitando esta nova mídia que vem se tornando sensação no mundo inteiro.


A coletânea “Os Eternos Totens Urbanos” foi inspirada em “Totens Urbanos”, uma exposição do artista realizada no Rio de Janeiro em 1986, na qual Ricardo apresentou ao público carioca sua visão peculiar a respeito dos mais variados elementos urbanos, transformando-os, através de sua perspectiva e sensibilidade, em totens do cotidiano, objetos e cenas normais, porém dotadas de espírito e arte.

O idealizador do evento foi um ex-aluno de Ricardo Newton na Escola de Belas Artes da UFRJ, o designer e também professor universitário Marcos Pereira (Archanjo), chanceler da Universidade do Brasil Virtual e curador da retrospectiva. Segundo Archanjo, “promover este tipo de manifestação cultural, além de enriquecer o ambiente virtual do Second Life, proporciona também o acesso às obras do artista em um nível de interação muito superior ao que ocorre com um website comum. Permite, por exemplo, que pessoas de qualquer lugar do mundo que estejam conectadas ao Second Life possam conversar ao vivo com o artista, através de seus avatares, além de assistir vídeos, participar de coquetéis virtuais e mais uma infinidade de ações”.

A ação de vanguarda da dupla Ricardo e Archanjo não pára por aí. No mesmo dia que esta coletânea for desmontada outra tomará o seu lugar e com uma proposta ainda mais ambiciosa. No dia 26 de setembro, Ricardo Newton inaugurará a exposição “Arquétipos Urbanos” no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, e também na Galeria Pérola Negra na UBV, no Second Life. Esta iniciativa, segundo as palavras do artista, “permite que o evento assistido pelo público carioca in loco possa ser estendido para pessoas de todas as partes do mundo”. Ambas permanecerão, no mundo físico e no virtual, até o dia 04 de novembro.


Ricardo Newton e Marcos Archanjo vão estar no local neste domingo a partir das 16 horas (horário de Brasília) para receber os convidados. O sistema de voz estará habilitado, permitindo uma conversa ao vivo com o pintor. A Universidade do Brasil Virtual fica na ilha Brasil Nordeste, nas coordenadas 224,58,55. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail marcosarchanjo@yahoo.com.br.

Press release: Marcos Archanjo . Universidade Brasil Virtual.

Nenhum comentário: