terça-feira, 28 de agosto de 2007

Banco no Second Life oferece seguro grátis para investimentos de seus clientes

Ação da BCX Bank tenta amenizar reflexos da grave crise financeira que assola o Second Life, e com isso se manter em atividade.

Instituições bancárias virtuais do Second Life, que ainda permanecem em atividade, sofrem com a grave crise que assola o metaverso, consolidada com a quebra da Ginko Financial e alimentada com os rumores de uma futura falência da Allenvest Financial. Para continuar atuando no mundo virtual, elas criam novas ferramentas para atrair novos investidores e manterem sua carteira atual de clientes em fidelidade, que por sinal estão se tornando uma raridade no mercado.

Entre as novas idéias para restabelecer a credibilidade do setor financeiro no Second Life, o BCX Bank, que tempos atrás promoveu um fórum aberto para discussão da crise financeira do metaverso, acaba de anunciar a criação do "Seguro Grátis de Investimentos". Este serviço, que entrará em funcionamento no próximo dia 1º de Setembro, consiste na garantia de que os fundos aplicados pelos correntistas da BCX estarão integralmente cobertos por uma outra instituição, a The Rock Insurance Company, uma empresa virtual de seguros que já atende outras instituições financeiras do Second Life. A BCX não irá, portanto, repassar os custos da sua seguradora.

O funcionamento desta seguradora é semelhante à das empresas similares no mundo real, e já opera há mais de dois anos. Instituições virtuais costumam repassar os custos dos seguros da The Rock, contudo a BCX será o primeiro banco que não cobrará por este serviço de segurança financeira. Nossa reportagem verificou que a Allenvest Financial, por exemplo, está presente na carteira de clientes da The Rock. Contudo levantamos a informação de que este banco está em inadimplência com a seguradora há cerca de quatro meses.

"Estamos sem comunicação com a Allenvest desde 3 de Agosto, que até então nos prometia regularizar sua situação 'nas próximas semanas'. Estamos já no fim do mês e optamos por rescindir o contrato desta instituição por simples inadimplência. Nosso contrato prevê isso", afirmou Eliale Morigi (foto ao lado), CEO da The Rock Insurance Co.. "Se eles estivessem em dia com nosso contrato, não estariam atravessando estes problemas, pois já os teríamos socorrido. Temos lastro para socorrer até três bancos do porte da Allenvest, ao mesmo tempo. Contudo, contrato é contrato. Para darmos esta segurança ao nosso segurado, ele precisa estar em dia conosco", disse Morigi à reportagem.

O CEO da The Rock afirmou também que apóia a idéia da BCX em subsidiar aos seus clientes os custos de seu seguro. Contudo nos confirmou que o contrato com esta instituição não havia sido alterado até então. Também questionamos ele sobre o que achava da crise atual do Second Life, em seu mercado financeiro. Morigi disse que o metaverso, no geral, está pagando por atos obscuros de pessoas irresponsáveis que, seduzidos pelos grandes ganhos fáceis de seus bancos, assumiram uma falta de austeridade e, até mesmo, um falta de caráter incompatível com suas funções e seu papel no mercado.

"Acompanho os atos destas pessoas há cerca de um ano e, sinceramente, sabia que isto iria ocorrer", disse. "Enquanto a transparência e a austeridade não forem regras do nosso mercado, com o devido acompanhamento de órgãos reguladores e dos próprios clientes, certamente presenciaremos novos escândalos financeiros, como o da Ginko, e não teremos um sistema financeiro seguro no Second Life. De todo modo, a The Rock está fazendo sua parte", conclui Morigi.

Nenhum comentário: