domingo, 26 de agosto de 2007

Linden Lab inicia abertura do código de seus servidores Second Life

Publicação discreta da fonte de dois núcleos importantes do código de serviço do metaverso confirmam que a empresa vai mesmo liberar a hospedagem externa dos territórios virtuais.

Nas últimas 48 horas, a Linden Lab liberou discretamente em suas páginas de colaboração wiki, o código-fonte de dois núcleos importantes que compõe o sistema de serviço ativo nos servidores do Second Life: o "Eventlet" e o "Mulib".

Estas bibliotecas, contudo, não são suficientes o bastante para que programadores avançados possam simular o SL em seus computadores. Mesmo assim, tratam-se de dois itens essenciais para intercomunicação entre os códigos dos novos servidores, através do nova arquitetura Rest (Representational State Transfer), um modelo de backbone que será adotado pela Linden Lab em breve.

Com documentação disponibilizada de forma modesta, em suas páginas wiki, observa-se que os códigos dos núcleos foram escritos em versão moderna da linguagem Python, o que causou surpresa entre os especialistas em Second Life Open Source. Estes códigos podem ser baixados através de arquivos .zip nas páginas wiki de cada módulo (pelos links acima).

Nenhum comentário: