segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Centro Cultural Bradesco na era digital

Paisagismo e empreendedorismo inovador são os primeiros destaques.

Um centro cultural sem cimento, tijolos e vidros, com atividades distribuídas por várias mídias e lugares. Esse é o conceito do Centro Cultural Bradesco, que tem como curador Gilson Schwartz, economista, sociólogo e professor da USP. “O nosso grande objetivo ao criar a ilha era oferecer um espaço com conteúdo. Pensando nisso, a ilha terá um Centro Cultural que trabalhará com três eixos temáticos: economia e negócios; responsabilidade sócio-ambiental e artes”, afirma Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.


O Centro Cultural Bradesco hospeda comunidades colaborativas que têm acesso, mas também contribuem para a formação de um acervo multimídia em cultura empreendedora, sustentabilidade sócio-ambiental e artes. Por meio de “trilhas” de conhecimento e cultura, cada participante cria uma relação com o Bradesco que passa pela qualidade de sua conexão digital.

“Finalmente chegou a hora do conteúdo. De Second Life a blogs, ficou evidente que sem qualidade, responsabilidade e novas formas de geração de renda, a internet não passa de uma sucessão de bolhas que beneficiam muito poucos”, afirma o curador do Centro Cultural Bradesco. O novo centro cultural realizará eventos em várias localidades, como escolas, bibliotecas, agências bancárias e comunidades em periferias das cidades brasileiras. “Falamos de convergência digital entre Second Life, blogs, ambientes de aprendizado virtual, telefonia celular e IPTV, mas a competência para criar e gerenciar os vários canais deve ser transferida aos participantes das comunidades, que terão uma forma inédita de relacionamento com uma instituição financeira, mediada por uma tecnologia inspirada nos princípios da web 2.0”, complementa Schwartz, um dos mais ativos e premiados empreendedores da cultura digital contemporânea e líder do premiado grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento”, do Departamento de Cinema, Rádio e TV da USP.

No mundo da cultura, o centro está em todo lugar e as mídias digitais favorecem essa descentralização participativa. Trata-se de uma proposta cultural inclusiva, inédita no sistema financeiro nacional, que vai atender quem sai de bairros desfavorecidos para trabalhar e vai poder ouvir aulas em MP3 no metrô mas também os mais abastados que já dispõem de equipamentos com banda larga para rodar o Second Life. Quem sai de casa em Ferrasópolis ou Cidade Tiradentes e pega um trem ou lotação para trabalhar pode ouvir no trajeto o conteúdo de cursos ou oficinas com dicas para organizar seu micronegócio. Foram construídas também, em apoio às atividades do Centro Cultural Bradesco, ambientes de aprendizado virtual onde cada avatar desenha e gerencia suas “trilhas”, ou seja, combina temas de seu interesse nas áreas de economia e negócios, sustentabilidade sócio-ambiental e artes. Vídeos das aulas no Second Life também circulam pela web e podem ser encontrados no YouTube, por exemplo.

Para informar a programação, outra ferramenta foi criada fora do Second Life: é o blog “Colaborativos”. Com atualização diária, o blog do Centro Cultural Bradesco conta ainda com um sofisticado sistema de avisos de eventos por celular. “Sabemos que a grande ferramenta de inclusão digital no Brasil ainda é o celular. Portanto, ao administrar um Centro Cultural no Second Life, criamos canais complementares para que ninguém fique de fora”, justifica Schwartz.

Escolas, telecentros, livrarias e até agências bancárias podem ser convertidos em espaços de interação. Em cada evento no mundo real haverá transmissão ao vivo para o Second Life, com telões instalados nos locais para que os participantes possam experimentar a navegação. “Numa sociedade com os índices de exclusão como a nossa, fazer inclusão digital é também um trabalho de interagir nas comunidades, para mostrar as novidades e experimentar os equipamentos e modelos de aprendizagem que estão surgindo”, explica o professor da USP que há 10 anos se dedica a pesquisar e experimentar novas mídias.

AGENDA

Para checar dias e horários dos eventos, vá a www.fl2.com.br/bradesco e clique em Agenda e Leia Mais. Para ter acesso ao conteúdo integral das oficinas e cursos assim como participar de comunidades temáticas é necessário fazer inscrições em www.fl2.com.br/bradesco/trilhas. Na área de exposições do Centro Cultural Bradesco, a primeira atração é uma exposição sobre paisagismo urbano e o uso de espaços livres nas cidades brasileiras, com curadoria de Silvio Macedo, professor e líder do grupo de pesquisa Quapá (Quadro do Paisagismo), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Entre as primeiras oficinas e cursos, destaca-se a trilha sobre “empreendedorismo inovador”, uma parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). “Fazer cultura num centro mantido pelo Bradesco é uma oportunidade para promover a cultura do empreendedorismo no país”, segundo Guilherme Ary Plonski, presidente da Anprotec e responsável pela trilha do empreendedorismo no Centro Cultural Bradesco. “É mais um canal de apoio ao micro e pequeno empresário que precisa de informação, tecnologia e conhecimento para fazer seu negócio prosperar”, completa Plonski.

Artistas começam a criar seus avatares para participar de eventos no Centro Cultural Bradesco. Nas artes plásticas, Marcelo Cipis é o primeiro destaque. No teatro, Grace Gianoukas fará oficinas sobre humor no Brasil. De Paris, o centro experimental em arte digital “Le Cube” é parceiro e orientará oficinas e intercâmbio no campo da arte de rua, arte-móvel e cultura de periferias urbanas. Para tornar-se associado ao Centro Cultural Bradesco é necessário participar de pelo menos três oficinas, uma em cada eixo temático.

O participante recebe certificados via e-mail e conta com benefícios, entre eles a carteira de identidade digital do Centro Cultural Bradesco, que pode ser usada em todos os canais de acesso e permitirá ao Centro Cultural identificar demandas, novas idéias e mesmo encaminhar para o Bradesco algumas boas iniciativas e projetos nas três áreas de atuação. Acesse a Ilha Bradesco.

Agenda de Workshops:

Segunda-Feira, 15/outubro
15h - Visita Monitorada – Paisagismo no Brasil - Silvio Macedo (FAU-USP)
16h - Música e Qualidade de Vida - Pedro Lodovici Neto (PUC-SP)
18h - Cenários e Tendências - Gilson Schwartz (ECA-USP)


Terça-Feira, 16/outubro
10h - Rumos da Web 2.0 - André Leme Fleury (Mackenzie)
12h - Planejamento de Marketing - Marcos C. Campomar (USP)
13h - Mídia Digital e Arte Periférica - Carol Ann Braun – LE CUBE - França
16h - Empreendedorismo Inovador - Sergio Risola (CIETEC)
17h - Ecologia do Conhecimento em Ambientes de Convergência Digital - Sérgio Bicudo (PUC-SP)


Quarta-Feira, 17/outubro
Recesso digital – servidor em manutenção

Quinta-Feira, 18/outubro
11h - Empreendedorismo Inovador - Sergio Risola (CIETEC)
15h - Visita Monitorada – Paisagismo no Brasil - Silvio Macedo (FAU-USP)
16h - Cinema digital – Tendências - Manoel Rangel (ANCINE)
17h - Desenvolvimentismo X Populismo - Mauricio David (BNDES)
18h - A Hora e a Vez das Mulheres no Mundo dos Negócios - Cristina Lages (OBME)
20h - Diários de Voltaire de Souza – Leitura Dramática - Marcelo Coelho


Sexta-Feira, 19/outubro
11h - Cenários e Tendências - Gilson Schwartz (ECA - USP)
15h - Ambiente sem Fronteiras - Ricardo Abramovay (USP)
16h - Áudio 2.0 - Regis Rossi A. Faria (USP)
17h - Planejamento de Marketing - Marcos C. Campomar (USP)
18h - Visita Monitorada – Paisagismo no Brasil - Silvio Macedo (FAU-USP)
19h - Envelhecimento e Sabedoria - Suzana Aparecida Rocha Medeiros (PUC-SP)
20h - Second Life - Tendências e Oportunidades - GIlson Schwartz e Marco Toledo (USP)


Sábado, 20 de outubro
15h - Visita Monitorada – Paisagismo no Brasil - Silvio Macedo (FAU-USP)
17h - Envelhecimento e Sabedoria - Suzana Aparecida Rocha Medeiros (PUC-SP)
19h - Mídia Digital e Arte Periférica - Carol Ann Braun – LE CUBE - França
21h - A Hora e a Vez das Mulheres no Mundo dos Negócios - Cristina Lages (OBME)


Domingo, 21 de outubro
15h - Reexibição - Empreendedorismo Inovador - Sergio Risola (CIETEC)
17h - Reexibição - Áudio 2.0 - Regis Rossi A. Faria (USP)
19h - Reexibição - Desenvolvimentismo X Populismo - Mauricio David (BNDES)
21h - Reexibição - Diários de Voltaire de Souza – Leitura Dramática - Marcelo Coelho


Terça-feira, 23 de outubro
16h30 - Humor e Cultura - Grace Gianoukas

Quinta-feira, 25 de outubro
17h - Pronto-socorro para micro e pequenas empresas - Nicolau Reinhard (FEA-USP)

Press release: Gilson Schwartz (11/9611-4018; gilson.schwartz@gmail.com)
AgênciaClick: www.agenciaclick.com.br
Meta Mídia Digital: www.metamidiadigital.com.br

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