segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Microsoft pode estar preparando novo mundo virtual para PC e XBox

Um alto executivo deixou escapar a informação de que a MS estaria considerando oferecer um novo mundo eletrônico, multiplataforma, que permitiria acesso inclusive em dispositivos móveis.

A Microsoft tem explorado o negócio dos mundos virtuais há meses, inclusive com ilha própria no Second Life. Porém crescem os rumores de que já estaria produzindo um novo mundo virtual proprietário, nos moldes do Second Life, para acesso através de PCs e XBox. Contudo, neste final de semana, uma declaração de um alto executivo da companhia trouxe mais nitidez aos boatos.

"Em um ano vocês saberão tudo sobre o projeto", disse Daniel Schiappa, gerente geral de estratégia da divisão de entretenimento e dispositivos da Microsoft. Em uma entrevista recente, Schiappa deixou escapar que a MS estaria considerando oferecer um novo mundo eletrônico, multiplataforma, que permitiria acesso inclusive em dispositivos móveis. Segundo ele, entre as idéias consideradas, a principal é a de que um avatar, criado primeiramente no PC, poderia ser acessado através do console XBox 360, e de celulares e PDAs com Windows Mobile.

Questionado, Schiappa evitou mais detalhes sobre o projeto que, segundo especialistas, já poderia estar em andamento pelo grau das declarações do executivo. Há quem diga que a Microsoft estaria anos-luz atrás da Linden Lab e do Kaneva, em tecnologia, para preparar um mundo virtual próprio. Sobre isso, Schiappa foi enfático: "Foi o que disseram de nós quando anunciamos o XBox. Disseram que não chegaríamos aos pés do Playstation 2. Hoje, nosso console (Xbox 360) supera o PS3 em vendas e tecnologicamente não deve nada a ele".

O mercado de mundos virtuais observa um crescimento de ações de grandes companhias, no sentido de que, em breve, elas estarão oferecendo novas opções de mundos virtuais. Apesar da escassez de informações, pelo nível dos rumores e das fontes de informação confiáveis, não há a menor dúvida entre os especialistas de que a Microsoft logo lançará sua resposta ante as ações anunciadas da Sony (Home) e do Google (MyWorld), seus competidores diretos nos segmentos de games e software, respectivamente.

Nenhum comentário: